Meio Ambiente: Cetesb solicita à ANP reformulação da gasolina para reduzir a poluição de ozônio

Convênio será assinado amanhã em São Paulo

ter, 24/08/2004 - 15h42 | Do Portal do Governo

Por meio de um convênio, a ser assinado nesta quarta-feira, dia 25, às 11 horas, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, e Agência Nacional do Petróleo (ANP), vão desenvolver estudos para a reformulação da gasolina distribuída no País, promovendo a redução do teor de olefinas, que são os compostos químicos precursores da formação de ozônio na atmosfera.

O convênio será assinado no Auditório Augusto Ruschi, à Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo, com a presença do secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, do presidente da Cetesb, Rubens Lara, e do diretor-geral da ANP, Sebastião do Rego Barros.

As olefinas são hidrocarbonetos, com cadeias químicas duplas, que contribuem especialmente para a formação de ozônio de baixa atitude. A eliminação desse composto na gasolina constitui uma medida recomendada há mais de 30 anos pelos especialistas de todo o mundo em controle da poluição veicular.

O convênio prevê, ainda, estudos para a otimização do controle ambiental das atividades de armazenamento, distribuição e coleta seletiva de produtos derivados de petróleo. Estas medidas de controle indireto das emissões veiculares, atuando na melhoria da qualidade da gasolina e na gestão dos sistemas de estocagem e distribuição do combustível, deverão envolver as refinadoras de petróleo e distribuidoras de combustível, com benefícios que
se refletirão sobre a saúde da população, especialmente dos que residem em regiões metropolitanas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S.