Meio Ambiente: Cetesb repassa experiência em acidentes ambientais

Cetesb organiza cursos para repassar a sua experiência em acidentes com produtos químicos

ter, 13/08/2002 - 17h12 | Do Portal do Governo


Sempre que acontece um acidente no Estado de São Paulo, envolvendo combustíveis, óleos e outros produtos químicos perigosos, a CETESB -Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental é quase sempre a primeira a ser chamada para orientar os trabalhos de recuperação de produtos derramados, evitando os riscos para a saúde humana e os danos para o meio ambiente.

Com longa experiência em ações dessa natureza, o trabalho desses técnicos é fundamental para neutralizar, por exemplo, uma carga de ácido vazada em decorrência de um acidente, efetuando também a sua contenção para que não atinja os corpos d’água.

Essa experiência está sendo repassada por meio de cursos ministrados pelos próprios técnicos. No período de 5 a 9 de agosto último foi realizado o curso ‘Prevenção e Controle de Acidentes Ambientais’, com uma carga de 40 horas de aula, com palestras e demonstrações de materiais de proteção e controle. O treinamento inclui simulações de situações de risco, mostrando que os alunos não devem se descuidar de sua segurança pessoal, utilizando adequadamente os equipamentos de proteção individual, como macacões, máscaras, botas e luvas.

‘Trata-se de um curso para quem trabalha na área química, oferecendo conhecimentos sobre a ação dos diversos tipos de produto sobre a saúde do homem e o meio ambiente’, explicou o técnico de controle ambiental, Marco Antonio Lainha, que responde interinamente pela gerência do Setor de Operações de Emergência.

Segundo Lainha, o curso ensina os participantes como se comportar em casos de acidentes e as primeiras medidas a serem adotadas, observando normas de segurança, colaborando com o trabalho da CETESB.

O Setor de Operações de Emergência ministrou também, há duas semanas, um curso para funcionários da FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, com dois participantes de cada Estado. Entres os participantes, contavam-se sobretudo médicos. Em novembro, será ministrado um curso para representantes da Organização Panamericana de Saúde – OPS e da Organização Mundial de Saúde – OMS.

Osmar Soares
Secretaria do Meio Ambiente