Meio Ambiente: Cetesb remove 235m³ de óleo vazado da Petrobras em São Sebastião

Praia de Guaecá permanece imprópria em função do acidente ambiental

qua, 25/02/2004 - 21h06 | Do Portal do Governo

A Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental continua os trabalhos de remoção do óleo vazado do oleoduto da Petrobras, no último dia 18.

Segundo técnicos da Cetesb, já foram recolhidos cerca de 235 m³ de óleo, principalmente nas águas e nas margens do Rio Guaecá, num trecho de quase oito quilômetros, afetando inclusive áreas do Núcleo de São Sebastião, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.

Após as chuvas que caíram em todo o Estado, parte do óleo contido no rio extravazou as barreiras de contenção e alcançou o mar, permanecendo na zona de arrebentação da Praia de Guaecá, em São Sebastião. Esse óleo foi contido por meio de barreiras flutuantes e a sua remoção foi concluída na segunda-feira (23), não tendo sido registrada a sua presença em outras praias ou no Canal de São Sebastião.

As equipes técnicas do Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental de Ubatuba da Cetesb e da Petrobras, que trabalham na contenção e na retirada do produto vazado, vêm procedendo à reconstrução de novos diques, com registros, para controlar a vazão.

Os trabalhos de limpeza da vegetação contaminada e a remoção do material absorvente nos pequenos empoçamentos existentes, assim como a lavagem de pedras impregnadas com petróleo, devem prosseguir por pelo menos mais três dias.

Preventivamente, a Cetesb está mantendo a Praia de Guaecá como imprópria para balneabilidade.

Da Cetesb
C.A.