Meio Ambiente: Cetesb recebe certificados de qualidade ISO 9001

nd

seg, 22/04/2002 - 19h03 | Do Portal do Governo

A Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental recebe nesta terça-feira, dia 23, às 11 horas, os certificados da ISO 9001:2000 para os procedimentos de licenciamento e de ações de fiscalização desenvolvidos pela Agência do Ipiranga e para o atendimento a acidentes ambientais realizado pelo Setor de Operações de Emergência. A cerimônia será realizada na sede da Secretaria, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros.

O certificação tem o reconhecimento internacional do IQNet – The International Certification Network, órgão de cooperação integrado por 28 países, como Alemanha, Japão e Canadá, além do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O ISO 9001 amplia o prestígio da agência ambiental paulista em âmbito nacional e internacional.

Com o recebimento da certificação, a Cetesb passa a ser o primeiro órgão público no Brasil a contar com a certificação da norma criada em 1994, e atualizada em 2000, pela International Standardization Organization – ISO, para garantir os padrões de qualidade de produtos e de serviços. A certificação tem validade de três anos, mas passa por auditorias semestrais para garantir a qualidade dos serviços, apontando eventuais distorções de procedimentos e correções que se fizerem necessárias para a manutenção da certificação.

A Cetesb já contava com a certificação da Norma ISO 17015 para os Laboratórios de Análises Ambientais e de Emissão Veicular. Com a nova certificação, a empresa cumpre mais uma etapa do Programa de Qualidade e Produtividade, implantado em junho de 1996, atendendo às determinações do Programa Permanente de Qualidade e Produtividade no Serviço Público instituído pelo Governo do Estado de São Paulo pelo Decreto nº 40.536, de 12 de dezembro de 1995, abrangendo todos os órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta.

A solenidade contará com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e do presidente da Cetesb, Dráusio Barreto. Estarão presentes, também, os presidentes da DQS do Brasil, Michael H. Dreschsel, e da DQS mundial, Stefan Heinloth. A DQS brasileira, vinculada à Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão, foi a instituição que efetuou as auditorias, nos dias 7 e 8 de março últimos, reconhecendo os serviços prestados pela Cetesb para o recebimento da certificação ISO 9001:2000.

Rosely Ferreira Martin
Da Secretaria do Meio Ambiente