Meio Ambiente: Cetesb realiza simulado de incêndio e vazamento de produtos perigosos

Evento foi organizado pelo Comando do Corpo de Bombeiros

sex, 03/12/2004 - 14h21 | Do Portal do Governo

O Setor de Operações de Emergência e a agência ambiental Ipiranga da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), participaram no último dia 28 de novembro de um grande exercício simulado integrado de ‘Ocorrência de Explosão, Incêndio, Desabamento e Vazamento de Produto Perigoso’, organizado pelo Comando do Corpo de Bombeiros Metropolitano.

O exercício, que envolveu centenas de participantes, foi realizado no Hipermercado Carrefour, situado na Rodovia Anchieta, na altura do km 11,5, no bairro de Sacomã, em São Paulo. Foi simulado o incêndio e desabamento na estrutura de um depósito, que teria resultado em 54 vítimas, em razão do vazamento de GLP (gás liqüefeito de petróleo), a exemplo de situações reais como ocorreu ainda este ano em Assunção, capital do Paraguai e no Shopping Osasco Plaza, há alguns anos, episódios que contaram com a atuação dos técnicos da CETESB.

O exercício, realizado a partir das 9 horas do último domingo, envolveu também a simulação do vazamento de gás tóxico desconhecido, proveniente de um caminhão-baú que estaria estacionado no local. A CETESB atuou em diversas frentes de trabalho, fazendo o monitoramento da concentração de gás inflamável no interior do galpão sinistrado, monitoramento e contenção do produto derramado do caminhão, assim como o recolhimento dos resíduos gerados.

A agência ambiental enviou ao local 8 técnicos, 3 veículos, além de equipamentos de proteção individual, equipamentos de monitoramento ambiental e rádios comunicadores.

O evento, que foi assistido por mais de 300 pessoas, permitiu integrar as ações entre as diversas instituições envolvidas num cenário como o do exercício. Além do Corpo de Bombeiros e da CETESB, fizeram parte do simulado a Defesa Civil Estadual e Municipal, Prefeitura, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil Técnico Científica e Secretaria Estadual e Municipal de Saúde (SAMU 192).

Exercícios como esse têm obtido resultados considerados excelentes, pois além de promover a integração de todos os órgãos envolvidos em situações como a simulada, permite detectar falhas nos atendimentos e corrigí-las, para que não ocorram em situações reais.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

M.J.