Meio Ambiente: Cetesb realiza Operação Fumaça Preta

78 veículos são multados na Rodovia Castelo Branco

qua, 27/08/2003 - 15h24 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb)autuou, nesta quarta-feira, dia 27, 78 veículos que estavam emitindo fumaça preta acima do nível permitido pela legislação ambiental, durante a operação de fiscalização realizada pela agência ambiental no km 39, da Rodovia Castelo Branco, sentido Capital, no Município de Santana do Parnaíba.

Trata-se de uma ação rotineira da Cetesb, intensificada no período de inverno, quando a ausência de ventos e chuvas dificulta a dispersão dos poluentes, entre eles as partículas inaláveis encontradas na fumaça emitida pelos veículos a diesel.

Na operação de hoje, foram multados veículos que apresentavam emissões com densidade colorimétrica superior ao Padrão 2 da Escala de Ringelmann (instrumento usado na verificação da intensidade da fumaça preta).

Os veículos foram penalizados em 60 UFESPs – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, totalizando R$ 689,40. Em casos de reincidência, as multas são dobradas, podendo chegar na quarta vez ao valor de R$ 5.515,20.

A comunidade também pode colaborar com a Cetesb na fiscalização da fumaça preta enviando denúncias sobre veículos que estejam em desacordo com a lei ambiental, pelos e-mails info@cetesb.sp.gov.br ou ouvidoria@cetesb.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa do Meio Ambiente/L.S.