Meio Ambiente: Cetesb orienta proprietários de caminhões desregulados

Campanha para conscientização de motoristas foi realizada no CEAGESP

qua, 20/07/2005 - 16h12 | Do Portal do Governo

A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental realizou nesta terça-feira, dia 19, uma campanha educativa junto aos proprietários de caminhões, peruas e vans na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP).

Durante a operação, foi avaliada a regulagem dos motores de 32 caminhões. Deste total, 12 veículos, ou 38%, encontravam-se fora das especificações dos fabricantes, por isso seus proprietários foram orientados a procurar oficinas capacitadas para efetuarem a regulagem correta dos motores, evitando a emissão excessiva de fumaça e o risco de serem multados.

A campanha realizada no CEAGESP contou com a parceria do CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia, que patrocinou a elaboração de 400 kits compostos por seis folhetos, distribuídos entre os motoristas que encontravam-se no entreposto. Os folhetos têm como título “Manutenção Diária – Rápida e Necessária”; “Manutenção Periódica – Trafegue em boas condições e economize diesel”; “Acompanhe seus gastos de combustível”, “Regras básicas de direção econômica”, “Diesel: como evitar contaminações” e “Como reduzir o impacto aerodinâmico”.

Para Daniel Egon Schmidt, responsável pela operação realizada pela CETESB, apesar de parte da frota analisada encontrar-se fora das especificações dos fabricantes, “a campanha pode ser considerada um sucesso, pois os proprietários mostraram-se preocupados com as condições de seus veículos”.

De acordo com Lineu Bassoi, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB a operação foi realizada no Ceagesp por ser um local de grande fluxo de veículos á diesel, propiciando uma divulgação mais intensa.

No local, foram distribuídos mil bonés, 2 mil folhetos e filipetas com mensagens alusivas a campanha, além dos 400 conjuntos com os seis folders elaborados em parceria com o CONPET.

A CETESB conta também com a parceria da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR, para veicular informações em painéis luminosos e distribuir material nas praças de pedágios das rodovias estaduais.

Para isso, estão previstas campanhas nos dias 27 e 30 de julho e 17 e 20 de agosto, com a distribuição de material educativo entre motoristas de veículos leves e pesados.

Outras campanhas educativas deverão ocorrer nos shoppings centers da Capital, com a previsão de distribuição de mais 400 mil folhetos informando sobre os efeitos das emissões dos veículos na qualidade do ar.

Além das campanhas para conscientizar os motoristas, a agência ambiental realiza operações de fiscalização corriqueiras, que só este ano já resultaram em mais de 4 mil autuações contra os veículos diesel que trafegam emitindo fumaça preta, acima dos limites estabelecidos no artigo 32 do Decreto 8468/76, que regulamenta a legislação ambiental no Estado de São Paulo. Os veículos autuados estão sujeitos a multa inicial de 60 UFESPs, que atualmente correspondem a R$ 798,00 e dobra a cada reincidência.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

F.C.