Meio Ambiente: Cetesb multa viação Itu em R$ 105 mil por vazamento de óleo

nd

ter, 18/06/2002 - 11h42 | Do Portal do Governo

A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, por intermédio da agência ambiental de Sorocaba, multou a Viação Itu Ltda. em 10 mil UFESPs (R$ 105.200,00) pelo vazamento de óleo diesel ocorrido em um dos três tanques utilizados pela empresa para armazenar combustível.

O acidente ocorreu na última quarta-feira (11/6), mas só foi notificado à agência ambiental depois de constatada a contaminação de um lago localizado em uma chácara vizinha à empresa. A Shell, responsável pelo abastecimento e pela manutenção dos tanques, também será autuada, mas a CETESB ainda está concluindo o processo para definir o valor da multa.

Os trabalhos de contenção e remoção do óleo prosseguem e foi fixado o prazo de 30 dias para a apresentação de estudo hidrogeológico da área afetada, para avaliação da extensão dos danos causados ao solo, águas superficiais e subterrâneas para posterior adoção das medidas de remediação necessárias para recuperação do ambiente atingido.

O volume vazado, segundo balanço apresentado pela Viação Itu, é de cerca de 300 litros, pois a empresa alega que a maior parte dos 8 mil litros vazados ficou retida nos tanques de contenção e pôde ser recuperada, por meio de bombas para outro tanque. A CETESB aguarda os resultados de uma auditoria, que deverá ser realizada pela Shell, com os dados sobre o volume vazado.

Eli Serenza
Do Departamento de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente