Meio Ambiente: Cetesb multa Shell em R$ 105 mil por contaminar água de poços na Vila Carioca

nd

seg, 17/06/2002 - 12h29 | Do Portal do Governo

Análises de água realizadas pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental em dois poços artesianos e um poço raso na Vila Carioca, em São Paulo, nas vizinhanças das instalações da Shell do Brasil, registraram a presença de um organoclorado denominado dieldrin, utilizado na fabricação de pesticidas. O resultado das análises comprova que a contaminação anteriormente constatada ultrapassou os limites dessa unidade industrial.

A Cetesb considerou a comprovação da poluição das águas subterrâneas, além dos limites da empresa, como uma falta gravíssima e aplicou multa de dez mil UFESPs – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, que correspondem a R$ 105.200,00. Além dessa penalidade, a agência ambiental exigiu a apresentação de uma proposta de tratamento das águas subterrâneas, um plano de delimitação da pluma de contaminação e uma proposta de contenção da contaminação na área da empresa. O tratamento da água já havia sido exigido anteriormente pela Cetesb.

Os resultados das análises foram encaminhados ao Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde, que está orientando a população local para os cuidados necessários para preservar a saúde. O Ministério Público Estadual, que está acompanhando o caso, também recebeu cópia dos resultados da análises.

Eli Serenza
Da Secretaria do Meio Ambiente