Meio Ambiente: Cetesb multa Petrobras em R$ 52 mil por derramamento de óleo na SP-123

nd

ter, 16/04/2002 - 18h05 | Do Portal do Governo

A refinaria da Petrobras foi multada em 5.001 UFESPs (R$ 52.610,52) pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, em razão do acidente ocorrido neste fim de semana, que provocou o derramamento de óleo na estrada que liga os municípios de Taubaté e Campos de Jordão.

O caminhão-tanque da Transportadora Pazzi, a serviço da refinaria de Betim, que tinha como destino a refinaria da Petrobras, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, tombou na madrugada de sábado, dia 13, na altura do km 27 da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – SP 123, deixando vazar cerca de 10 mil litros de LCO – Óleo Leve de Reciclo, espalhando-se por uma área de aproximadamente 500 m2.

As equipes de emergência da Agência Ambiental da Cetesb, em Jacareí, e da Petrobras, construíram uma trincheira de contenção, onde o óleo vazado foi retido e recuperado, evitando que atingisse um corpo d’água próximo ao local. Outra medida, tomada paralelamente pelos técnicos que atenderam o acidente, foi a contenção do restante do óleo, que ainda se encontrava na carreta, com seu transbordo para outro veículo. No total, a carreta transportava 26 mil litros do produto.

No domingo, além da continuação do trabalho de contenção, foi iniciada também a remoção da vegetação atingida. Ficou descartada, por completo, a possibilidade do óleo atingir um curso d’água próximo. A equipe da Cetesb avalia que a operação para remoção do solo e da vegetação atingida pelo óleo deve demandar mais três ou quatro dias.