Meio Ambiente: Cetesb multa Petrobras em 344 mil

Derramamento de óleo em São Sebastião atingiu praiais e costões rochosos da região

ter, 10/06/2003 - 18h57 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) multou a Transpetro, subsidiária da Petrobras, em 30 mil UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), pelo derramamento de óleo do navio Nordic Marita, ocorrido no último dia 3, no píer sul do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), instalado em São Sebastião.

O valor da multa, de R$ 344.700,00, foi estipulado após estimativas do dano ambiental ocorrido, já que o petróleo atingiu praias e costões rochosos na região, e pela empresa ter sido reincidente neste tipo de acidente.

No dia 14 de agosto de 2002, houve o vazamento de 2 mil litros de óleo no mar, também decorrentes de problemas na conexão de um dos braços de descarga entre a embarcação e o mesmo terminal marítimo da Petrobras.

‘É lamentável que acidentes como este continuem acontecendo em nosso litoral. As informações que nos chegam, de que a Petrobras está investindo em qualidade, não reflete a realidade’, comentou o presidente da agência ambiental, Rubens Lara, que fêz questão de ir à São Sebastião, algumas horas após o acidente, para acompanhar os trabalhos da equipe de Operações de Emergência da Cetesb.

De acordo com informações da Petrobras, foram recolhidos do mar aproximadamente 15,9 mil litros de óleo. As equipes da Cetesb estão fazendo uma avaliação do acidente, para poder checar a quantidade do produto vazado e os possíveis danos ambientais causados à população de organismos marinhos presentes nos costões e nas praias, e nas culturas de mexilhões, cuja principal fazenda de cultivo está instalada na praia da Cocanha, em Ubatuba.

No dia de hoje, a Cetesb continua monitorando o trabalho de limpeza e remediação da Lagoa, nas proximidades da Ponta Aguda, a cargo de equipes da Petrobras.

Da Assessoria de Imprensa do Meio Ambiente
Renato Alonso/L.S.