Meio Ambiente: Cetesb multa novamente a Shell no caso da Vila Carioca

A empresa não apresentou o laudo das investigações sobre a contaminação no bairro

ter, 11/03/2003 - 18h35 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) multou a Shell do Brasil em R$ 195 mil por não ter apresentado o laudo das investigações de solo e águas subterrâneas, solicitado há seis meses pela agência ambiental, que permitirá um diagnóstico mais completo da extensão da contaminação ambiental na Vila Carioca, em São Paulo.

Em junho do ano passado, a Shell já havia sido multada em 10 mil UFESPs (R$ 105 mil), por contaminação das águas subterrâneas na Vila Carioca. As análises de laboratório feitas pela Cetesb indicaram a presença de um organoclorado denominado dieldrin, utilizado na fabricação de pesticidas, nos poços de abastecimento. Na oportunidade, a agência ambiental exigiu da empresa que apresentasse um diagnóstico da pluma de contaminação na área e em seu entorno.

Esta última multa foi considerada gravíssima e seu valor foi estipulado em 17 mil UFESPs, pela reincidência. Além da multa, a Cetesb concedeu um prazo de 30 dias para que a Shell conclua a ampliação das investigações de solo e águas subterrâneas na área do condomínio Auriverde, localizado ao lado de sua base.

Também exigiu que a empresa realize estudo hidrogeológico, que permitirá a identificação e delimitação das fontes de poluição e, ainda, a apresentação de estudo de avaliação de risco, para que sejam estabelecidas as medidas de intervenção que se fizerem necessárias para isolamento ou contenção das áreas contaminadas.

Da Cetesb
C.A