Meio Ambiente: Cetesb multa Ferroban por derramamento de óleo no Rio Sorocaba

O derramamento ocorreu em conseqüência do descarrilhamento de uma composição da empresa

qua, 11/09/2002 - 18h31 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) aplicou multa de 7.500 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que correspondem a R$ 79 mil, à Ferrovias Bandeirantes S.A. (Ferroban), por causa de um acidente na madrugada do dia 8 de setembro passado, em que parte do derramamento de 55 mil litros de óleo diesel chegou a atingir o Rio Sorocaba.

O derramamento ocorreu em conseqüência do descarrilhamento de uma composição da Ferroban, com uma carga de 1.670 toneladas de óleo diesel, que estava sendo transportada da Refinaria do Planalto, em Paulínia, para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Os 55 mil litros vazaram de um dos quatro vagões que tombaram, no km 103 do trecho Mairinque-Rubião Júnior, no município de Sorocaba.

Técnicos da Cetesb procederam o monitoramento das águas do rio, que abastece as cidades de Cerquilho (cerca de 70 quilômetros de Sorocaba) e Laranjal Paulista (distante 100 quilômetros). O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Sorocaba também monitorou a qualidade da água do rio, para evitar riscos à saúde da população.

Os trabalhos emergenciais de contenção e retirada do óleo derramado no rio estão praticamente concluídos. Continuam as ações de rescaldo com manutenção das barreiras e aplicação de ‘pet sorb’ para retirada do óleo das margens do rio.

Por exigência da Cetesb, a Ferroban continuará procedendo ao monitoramento das águas do rio Sorocaba, devendo adotar as medidas necessárias para a preservação das captações a jusante do local do acidente.