Meio Ambiente: Cetesb multa empresa por vazamento de 3 mil litros de combustível

nd

sex, 16/08/2002 - 18h30 | Do Portal do Governo

Empresa TEBAR foi multada em R$ 105,2 mil por vazamento de 3 mil litros de combustível

A Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental aplicou uma multa de 10.000 UFESPs, equivalente a R$ 105,2 mil, à Transpetro, empresa que opera os terminais e dutos da Petrobras, devido ao vazamento de 3.000 litros de combustível no TEBAR – Terminal Marítimo Almirante Barroso, atingindo as águas do Canal de São Sebastião, no Litoral Norte do Estado.

De acordo com a Cetesb, foi aplicada a multa máxima porque a empresa não comunicou o acidente de imediato aos técnicos da agência ambiental paulista. O acidente aconteceu no dia 10 de agosto passado, em uma conexão de um equipamento que bombearia o combustível do navio Crude, de bandeira grega, aos depósitos do TEBAR. O defeito em uma válvula provocou o acúmulo de óleo em uma parte do equipamento, aumentando o peso e desestabilizando-o, fazendo derramar o combustível no mar.

Após a constatação do acidente, a direção do terminal acionou os membros do Plano de Contingência da Transpetro. Pelo menos 150 pessoas, 30 embarcações e quatro caminhões foram mobilizados no recolhimento do óleo. Também participaram da limpeza do local o CRE – Comissão de Resposta a Emergência, de São Sebastião e Santos, e o CDA – Centro de Defesa Ambiental, de Guarulhos.

A empresa responsável pelo acidente, que foi autuada também pela Prefeitura de São Sebastião, deverá apresentar à Cetesb, no prazo de dez dias, um relatório completo com informações detalhadas sobre a causa do vazamento, quantidade de produto vazado e recolhido, estrutura utilizada nos trabalhos de contenção, especificações e medidas adotadas visando a prevenção de futuras ocorrências.

Wanda Carrilho
da Secretaria do Meio Ambiente