Meio Ambiente: Cetesb multa 54 caminhões na Via Anchieta por emissão de fumaça preta

Blitz foi realizada nesta terça-feira, com a presença do presidente da empresa, Rubens Lara

ter, 12/08/2003 - 18h19 | Do Portal do Governo
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) autuou nesta terça-feira, dia 12, 54 caminhões que estavam emitindo fumaça preta pelo escapamento acima do nível estabelecido pela legislação ambiental. Este é o resultado do comando de fiscalização realizado pela Cetesb, no km 54 da Via Anchieta, 9h30 às 13 horas.

É uma ação rotineira, intensificada no período de inverno, quando a ausência de chuvas e ventos dificultam a dispersão dos poluentes na atmosfera, entre eles as partículas inaláveis presentes na fumaça preta.

Mais de 150 veículos foram inspecionados e os 54 veículos a diesel, cujas emissões tiverem densidade colorimétrica superior ao Padrão 2 da Escala de Ringelmann (instrumento utilizado para verificar a intensidade da fumaça preta), foram multados em 60 UFESPs – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, totalizando R$ 689,40. Em casos de reincidência, as multas são dobradas, chegando na quarta vez a UFESPs, ou R$ 5.515,20.

Os comandos de fiscalização são realizados nas principais vias de acesso à Região Metropolitana de São Paulo e estradas que demandam para o Litoral e Interior, contando com apoio do Comando de Policiamento Rodoviário. Serão feitos outros comandos até o final do inverno.

Campanhas de conscientização

Simultaneamente às ações de fiscalização, a Cetesb desenvolve campanhas de conscientização de motoristas e frotistas, recomendando que os veículos a diesel sejam regulados adequadamente.

Com essa finalidade, são distribuídos folhetos com orientações sobre a necessidade de se trocar os filtros de ar e de combustível sempre que estiverem sujos, a necessidade de se fazer revisões periódicas nos veículos, evitar abrir o lacre da bomba injetora, limpar os bicos injetores e regular os motores segundo as especificações do fabricante.

Outro programa em curso é destinado ao credenciamento de oficinas mecânicas, aptas a fazerem a regulagem adequada dos motores. A agência ambiental já credenciou 113 oficinas no Estado, após treinamento, vistorias e auditorias feitas pela Cetesb.

O terceiro programa, de Gestão Ambiental e Autofiscalização, visa melhorar as condições de manutenção das frotas a diesel, abrangendo aproximadamente 15 mil veículos. A população também pode colaborar com a fiscalização da fumaça preta, encaminhando denúncias acerca de veículos que estejam em desacordo com a legislação ambiental, através do e-mail:info@cetesb.sp.gov.br ou ouvidoria@cetesb.sp.gov.br.

Da Cetesb C.A