Meio Ambiente: Cetesb monitora acidente com vagões-tanques em Sorocaba

Foram feitas novas coletas no local, para verificar o grau de contaminação

seg, 09/09/2002 - 13h12 | Do Portal do Governo

Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) estão dando continuidade nesta segunda-feira, dia 9, ao monitoramento das águas do rio Sorocaba, em função do acidente ocorrido no início da madrugada deste domingo, quando dois vagões-tanques da Ferrovia Bandeirantes S.A. (Ferroban) tombaram após descarrilhamento da composição, na área urbana de Sorocaba, derramando 55 mil litros de óleo diesel, da carga total de 1.670 toneladas que eram transportadas da Refinaria Planalto, em Paulínia, para Campo Grande (MS), sendo que parte do produto vazado acabou por atingir o rio Sorocaba. Hoje foram feitas novas coletas no local, para verificar o grau de contaminação.

O rio Sorocaba abastece o parque São Bento e as cidades de Cerquilho e Laranjal Paulista. O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Sorocaba também está monitorando a qualidade da água no rio e, por enquanto, os sistemas de abastecimento operam sem problemas ou riscos de comprometimento no seu tratamento em conseqüência do vazamento.

O acidente ocorreu no quilômetro 104 da linha-tronco da Ferroban, a 500 metros da Estação Ferroviária de Sorocaba, na Vila Sergen, área urbana do município. Por orientação da Cetesb, cujos técnicos coordenaram os trabalhos emergenciais no local, na madrugada e durante todo o dia de ontem, foram colocadas barreiras de contenção para conter o óleo vazado. A Ferroban providenciou o recolhimento do produto e também ficará responsável pela remoção do solo impregnado com óleo. A agência ambiental está estudando a penalidade (multa) a ser aplicada à Ferroban, em função do ocorrido.

Do Departamento de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente