Meio Ambiente: Cetesb monitora acidente com destilado de alcatrão na Via Anchieta

Acidente no sábado provocou derramamento de 25 mil litros de destilado

seg, 26/09/2005 - 20h46 | Do Portal do Governo

Vinte e cinco mil litros de destilado de alcatrão e hulha, derivados de negro de fumo usados na produção de pigmentos, vazaram do tanque de um caminhão no último sábado, dia 24, atingindo, solo, vegetação e o canal de drenagem, na altura do Km 44 da Rodovia Anchieta, pista sul.

Os trabalhos de retirada do produto estão sendo acompanhados por técnicos da CETESB da agência de Cubatão e do Setor de Emergências. Um trecho de cerca de 200 metros, nos dois lados da pista, foi atingido, exigindo a retirada do solo e vegetação contaminados. O rio Cubatão, que recebe as águas de drenagem da Serra do Mar também está sendo monitorado para verificar se há presença do produto na água e qual a concentração. Dois engenheiros da SABESP participam da operação, pois o local do acidente fica próximo ao ponto de captação.

Até momento não é possível afirmar se o abastecimento de água será afetado, apesar do rio já apresentar odor característico do produto.

O vazamento ocorreu porque o caminhão-tanque perdeu os freios e se chocou contra a mureta de proteção existente no local. Com abatida, o tanque tombou, deixando vazar todo o produto.

Assessoria de Imprensa da Cetesb