Meio Ambiente: Cetesb lança programa Verão Limpo 2004 – Qualidade de Vida é Nossa Praia

Lançamento será na quinta-feira, dia 18

ter, 16/12/2003 - 11h32 | Do Portal do Governo

Após 16 anos de realização das campanhas voltadas para a educação ambiental, com enfoque na balneabilidade das praias e nos cuidados com a saúde e o lixo, a CETESB lança o programa “Verão Limpo 2004 – Qualidade de Vida é Nossa Praia” no próximo dia 18 de dezembro, em Santos, com a realização de um seminário mostrando as novas ações relacionadas a qualidade das águas marinhas, ou seja, a Agenda Ambiental do Mar. O lançamento está marcado para às 10:00 horas, no Hotel Parque Balneário (Av. Ana Costa, 555 – Praia do Gonzaga), com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg; o presidente da Cetesb, Rubens Lara e prefeitos da região.

A partir deste verão, além da avaliação da balneabilidade, a agência ambiental passa a realizar o monitoramento sistemático do mar em águas mais profundas, levando em conta a maricultura (criação de frutos do mar como mariscos, mexilhões, ostras e camarões), o comportamento dos emissários submarinos e o surgimento de algas tóxicas.

Como nos anos anteriores, a agência ambiental estará realizando eventos que têm como objetivo orientar os turistas sobre a qualidade das praias e os riscos relacionados a contaminação das águas e areia. Mas a campanha não envolve mais a distribuição de saquinhos para o condicionamento correto do lixo para os freqüentadores do litoral, pois este hábito já foi incorporado pela maioria da população e algumas Prefeituras litorâneas realizam suas próprias campanhas nesse sentido.

A proposta da CETESB agora é investir nas ações que têm repercussão mais ampla na saúde e no meio ambiente. Para isso, preparou uma cartilha com informações sobre o monitoramento das águas para o contato primário (balneabilidade), os riscos de contágio através de contato com água e areia poluídas, as causas e as precauções que devem ser adotadas. O material, com tiragem de 10 mil exemplares, será distribuído às prefeituras, escolas, universidades e bibliotecas públicas, além de entidades representativas da comunidade.

CAMPANHA

Para orientação direta aos banhistas, serão mantidas as bandeiras sinalizadoras nos 148 pontos das 128 praias monitoradas semanalmente pela CETESB, indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. A intensificação das análises de balneabilidade já começou e, desde novembro último, os pontos que apresentam maior variação na qualidade têm amostras coletadas duas vezes por semana; a partir de janeiro, serão feitas três coletas semanais.

A divulgação dos objetivos da campanha, com destaque para a correta destinação do lixo, o uso racional da água para abastecimento e ações preventivas contra a dengue, será feita através de faixas, banners e painéis, instalados em pontos estratégicos das rodovias de acesso ao Litoral e nas balsas. Serão realizadas também exposições itinerantes sobre os temas abordados, com a presença de técnicos e do laboratório volante para demonstração da realização das análises de água para recreação. O carro-laboratório percorrerá praias dos municípios de Santos, Peruíbe, Guarujá, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilha Comprida, Ubatuba e Praia Grande.

Em janeiro está prevista a realização em São Sebastião do mesmo seminário sobre as novas ações da CETESB. A campanha do “Verão Limpo 2004” vai atingir os 15 municípios do litoral paulista durante toda temporada de férias, até o carnaval, no final de fevereiro.

MONITORAMENTO DO MAR

A partir de 2004, a CETESB pretende sistematizar e intensificar o monitoramento em águas mais profundas, analisando a qualidade destas águas nos pontos onde são desenvolvidas atividades de maricultura e nas áreas que sofrem influência dos lançamentos dos emissários marinhos, acompanhando também o surgimento e as causas da proliferação de algas tóxicas. Este trabalho será feito em parceria com a Universidade de Taubaté e financiamento da FAPESP – Fundo para o Desenvolvimento de Pesquisa do Estado de São Paulo.

No caso dos emissários, estas análises foram iniciadas em 2002, com duas coletas anuais. A proposta é passar a realizar quatro coletas e intensificar o acompanhamento nas áreas de influência dos sete sistemas de pré-condicionamento de esgoto existentes no litoral para estabelecer padrões de procedimento do órgão ambiental no monitoramento e no licenciamento dos emissários.

O chamado sistema de pré-condicionamento consiste na separação dos detritos sólidos, na cloração e no afastamento do esgoto urbano, que é lançado em alto mar. O monitoramento é feito para verificar a eficiência do sistema, os níveis de bactérias fecais e de nutrientes presentes nos efluentes lançados.

Estas informações são importantes para definir os eventuais riscos de contaminação dos frutos do mar cultivados através da maricultura e a influência no aparecimento de algas tóxicas. A proliferação das algas, ou eutrofisação, por sua vez, podem repercutir na contaminação dos frutos do mar e provocar mortandade de peixes. Elas interferem também na balneabilidade das praias, pois seu contato pode provocar irritação na pele e a ingestão de água contaminada pode levar a disenteria e gastroenterite.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente