Meio Ambiente: Cetesb lança cartilha para orientar turistas no Litoral Norte

Lançamento será nesta sexta-feira, dia 13

qua, 11/02/2004 - 18h20 | Do Portal do Governo

O turista que for ao Litoral Norte no Carnaval vai encontrar à disposição a publicação ‘Litoral Norte sempre verão’, com informações e orientações para aproveitar o feriado prolongado.

Trata-se de uma cartilha editada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e a prefeitura de Ilhabela para conscientizar a população sobre questões ambientais, culturais e históricas.

A publicação será lançada nesta sexta-feira, dia 13, às 16 horas, no Ilha Flat Hotel, à Avenida Princesa Isabel, 744, no Bairro do Perequê, em Ilhabela. A solenidade vai contar com a presença do presidente da Cetesb, Rubens Lara, e do e do diretor de Controle da Poluição da empresa, Fernando Rei, além do prefeito do município, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, também presidente do Comitê de Bacia da região.

O material foi preparado para os turistas que procuram o Litoral Norte oferecendo informações sobre os aspectos da cultura e da história regionais, além dos endereços e horários de funcionamento dos parques existentes nos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. O guia é completado com ‘dicas’ sobre os serviços públicos, especialmente os de emergência, existentes na região.

Um dos capítulos da publicação, denominado ‘Quem é Quem’, orienta os turistas sobre como proceder em relação a problemas ambientais como vazamento de esgoto, desmatamentos, caça de animais silvestres e outros. O guia indica as responsabilidades em cada caso, locais de atendimento, horários de funcionamento e telefones dos órgãos responsáveis pelo licenciamento e fiscalização ambientais.

Um outro capítulo aborda questões sobre qualidade de vida, cuidados com a água, recomendações sobre segurança e, especialmente, as formas de preservação do meio ambiente, contribuindo para conservar as belezas naturais da região.

Uma lista mostra as 214 praias existentes no Litoral Norte. No final, um calendário traz todas as datas de importância ambiental. A intenção da Cetesb é de que o guia seja atualizado todos os anos, complementado com novas informações, para ser publicado nas temporadas de verão.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/L.S