Meio Ambiente: Cetesb intensifica monitoramento em 24 praias do Litoral Paulista

Desta maneira serão produzidos dois boletins de balneabilidade

sex, 21/11/2003 - 18h41 | Do Portal do Governo

Em decorrência do elevado número de praias impróprias registrado nos dois últimos boletins de balneabilidade produzidos pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, as coletas de amostras foram intensificadas em 24 das 128 praias monitoradas semanalmente pela agência ambiental. Desta maneira, a Cetesb passa a produzir dois boletins de balneabilidade, sendo um às quartas-feiras e outro aos domingos.

A gerente do Setor de Águas Litorâneas, Claudia Lamparelli, afirma que essa medida foi adotada para acompanhar o comportamento da qualidade das águas, para permitir uma melhor avaliação dos índices. Esse cuidado foi decorrência do aumento de praias impróprias por causa das fortes chuvas registradas nas últimas semanas.

O aumento é explicado também pela adoção da bactéria “enterococos” como novo indicador de balneabilidade pela empresa. Essa bactéria é considerada mais adequada para a avaliação de riscos à saúde provocados pela exposição à água do mar. Além disso, a Cetesb está aperfeiçoando a análise com a utilização da técnica da membrana filtrante, que retém organismos com até 0,45 micron de diâmetro, conseguindo a contagem de todas as bactérias presentes em cada amostra de 100 mililitros de água.

Ainda segundo Lamparelli, ‘a seleção das 24 praias que terão a coleta intensificada considerou as que apresentam alto índice de ‘enterococos’ registrado nas últimas cinco semanas ou aquelas que tiveram condições atípicas, como as de Astúrias e Maresias’.

As praias que passam a ter dois boletins semanais são: Toninhas, Enseada, Maresias e Armação, no Litoral Norte; Pitangueiras (rua Silvia Valadão) e Astúrias, no Guarujá; Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (nos dois pontos), em Santos; Boqueirão, Guilhermina, Júlia Maria, Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Balneário Flórida, Jardim Solemar, na Praia Grande; e Vila São Paulo, Central e Vera Cruz, em Mongaguá.

Cris Olivette
Da Secretaria do Meio Ambiente