Meio Ambiente: Cetesb inspeciona terminal na Ilha Barnabé

Presidente Rubens Lara considerou Ilha Barnabé mais segura após mudanças exigidas pela Cetesb

qua, 19/03/2003 - 15h17 | Do Portal do Governo

O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Rubens Lara, visitou na última sexta-feira, dia 14), a empresa Volpak Brasterminais Armazéns Gerais S.A., na Ilha Barnabé, na Baixada Santista, para verificar as melhorias feitas pela empresa em seu setor de armazenamento de granéis líquidos, de acordo com exigências determinadas pelo Programa de Gerenciamento de Riscos dos Terminais da Baixada Santista e Litoral Norte. Este programa é desenvolvido pela Divisão de Tecnologia de Riscos Ambientais da Cetesb desde 1988, envolvendo 16 terminais marítimos e foi elaborado pela agência ambiental logo após o acidente ocorrido em 1984 em Cubatão, quando um duto da Petrobras destinado ao transporte de gasolina, causou vazamento seguido de incêndio de grandes proporções, ocasionando a morte de 99 pessoas.

Em setembro de 1998 e abril de 1999, também ocorreram dois grandes acidentes nas dependências da Brasterminais, na Ilha Barnabé, trazendo novas preocupações com a segurança da região. A partir desses dois acidentes, a Cetesb passou a reavaliar as medidas implementadas nos terminais desde 1988. O acidente ocorrido em 98 envolveu o vazamento da substância inflamável diciclopentadieno durante a operação de transferência de um tanque do terminal para o caminhão. Houve uma explosão seguida de incêndio, mas sem causar vítimas. Entretanto, a substância em combustão atingiu o mangue, provocando a queima de aproximadamente 300 metros quadrados de vegetação e uma quantidade significativa de água contaminada atingiu o Estuário de Santos.

O acidente ocorrido em abril de 99 envolveu a substância inflamável comercialmente conhecida como COPERAF-1, que é um solvente derivado do fracionamento do petróleo. O acidente se deu durante operação idêntica de transferência da substância de um tanque do terminal para o caminhão, como ocorreu no acidente anterior. Houve uma explosão seguida de incêndio, ocasionando a morte de um funcionário e danos à vegetação entre a área da empresa e o manguezal.

Mais segurança

Lara fez a vistoria nas instalações da Volpak Brasterminais acompanhado pelo diretor-superintendente da empresa, Osvaldo Caparelli e pelo presidente da Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL), Alécio Bressan, que anunciou para os próximos dias a entrega, pela entidade, do Plano de Contingência para Vazamentos no Mar, para os terminais do Porto de Santos. Após a visita, o presidente da Cetesb destacou as mudanças positivas realizadas pela empresa holandesa. ‘Hoje, podemos considerar que a Ilha Barnabé é considerada segura, levando-se em conta os riscos inerentes à atividade’.

O programa da Cetesb determinou 299 medidas aos terminais marítimos, das quais 158 (52,8%) já foram atendidas; 53 (17,7%) estão parcialmente concluídas; 63 (21%) ainda não foram cumpridas e 25 (8,4%) dependem de manifestação das agências regionais da Cetesb. Somente o estudo preliminar desenvolvido pelas empresas do setor para se adequar às exigências da agência ambiental foi orçado em R$ 270 mil. O trabalho determinará como possíveis vazamentos no estuário devem ser combatidos, conforme a mudança da maré e as áreas mais sensíveis.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

M.J