Meio Ambiente: Cetesb inaugura novas instalações do Laboratório de Microbiologia e Parasitologia

Local realiza análises de água, esgoto, lixo hospitalar e outras amostras para controle e preservação ambiental

sex, 05/04/2002 - 12h30 | Do Portal do Governo

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, inaugurou nesta quinta-feira, dia 4, as novas instalações do Laboratório de Microbiologia e Parasitologia da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental que, desde 1968, realiza análises de água, esgoto, lixo hospitalar e outras amostras para subsidiar o trabalho de controle e preservação ambiental.

Fernando Rei, diretor de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da Cetesb, ressaltou que ‘ainda que os laboratórios se mantivessem com eficiência internacional, agora se equiparam a laboratórios de primeiro mundo em termos de espaço e equipamentos’.

‘Os laboratórios da Cetesb sempre prestaram serviços para a comunidade, além de ter sido uma escola de formação científica, passando conhecimento de geração para geração na área ambiental’, completou Rei afirmando que as atividades da instituição nessa área tornaram-se uma referência nacional e internacional, contribuindo no desenvolvimento de pesquisas na área ambiental.

Novas instalações

A unidade, totalmente renovada, conta agora com uma estrutura mais funcional e novos equipamentos, incluindo autoclaves inteiramente automatizadas, estufas de esterialização e sistemas de exaustão e condicionamento de ar.

Os esquipamentos foram instalados em salas individuais para manter os padrões de temperatura e acústica necessários para o seu bom desempenho. Essa nova infra-estrutura traz ganhos significativos de produtividade e qualidade do trabalho, bem como a melhoria da segurança do laboratório, atendendo aos requisitos exigidos pelo credenciamento de qualidade laboratorial do Inmetro.

Pioneirismo

O Laboratório de Microbiologia e Parasitologia, que funciona há 33 anos, ampliando ao longo do tempo sua capacidade de análise, destacou-se pelo pioneirismo no desenvolvimento de novos métodos analíticos, para a identificação de indicadores microbiológicos de qualidade de água.

Todos os dias, são analisadas amostras de águas para consumo humano, incluindo as minerais, águas de rios e reservatórios, águas para recreação, esgotos e lixo hospitalar, entre outras, atendendo demandas internas da companhia, clientes externos, Ministério Público, prefeituras e outros interessados.

Com essa infra-estrutura, trabalha também em conjunto com outros órgãos do Estado, principalmente a Secretaria da Saúde, apoiando os Programas de Vigilância de Doenças de Veiculação Hídrica, tais como a cólera e a poliomielite.

Desde 1998, a Cetesb tem investido ainda mais na confiabilidade dos dados analíticos gerados, obtendo o credenciamento de seus laboratórios no Inmetro, segundo o sistema de qualidade ISO Guia 17025. ‘As decisões são tomadas com base nos pareceres dos técnicos da Cetesb, pois a única fonte de poder é o conhecimento’, afirmou o secretário Goldemberg ao inaugurar as novas instalações dos laboratórios.