Meio Ambiente: Cetesb encerra Verão Limpo 2004 na terça-feira de Carnaval

Campanha teve o objetivo de conscientizar banhistas sobre a necessidade de se manter as praias limpas

seg, 23/02/2004 - 10h50 | Do Portal do Governo

As atividades do Programa Verão Limpo 2004, desenvolvidas em vários pontos do litoral paulista, serão encerradas na terça-feira de Carnaval, dia 24, na Praia do Centro, no município de Mongaguá, onde a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – abriu no último dia 20 uma exposição do laboratório móvel de análise de água e painéis fotográficos. Também foram distribuídas cartilhas e folhetos sobre os vários aspectos relativos à qualidade das praias, monitoramento das águas marinhas e outras.

O presidente da CETESB, Rubens Lara, abriu a mostra, ao lado do prefeito de Mongaguá, Arthur Parada Prócida, estando presentes ainda o prefeito de Itanhaém, Orlando Bifulco, e vereadores da região. Lara lembrou que esta é a 17ª vez que a CETESB realiza a campanha, com a finalidade de conscientizar os banhistas sobre a necessidade de se manter as praias limpas.

‘A CETESB parou de distribuir saquinhos de lixo, pois as prefeituras assumiram esse trabalho com muita competência’, disse Rubens Lara. ‘Por isso, nós mudamos o enfoque da campanha deste ano, priorizando outros aspectos a respeito da balneabilidade das praias, especialmente a qualidade do mar.’

Com esse objetivo, a agência ambiental passou a realizar o monitoramento da qualidade de águas profundas e o acompanhamento do comportamento das plumas dos emissários submarinos de esgotos. Segundo Lara, essas questões foram discutidas com a comunidade no decorrer da campanha Verão Limpo 2004, iniciada no dia 18 de dezembro passado, em Santos, prosseguindo com diversas outras atividades nos 15 municípios litorâneos do Estado de São Paulo.

‘Essas questões estão contidas na cartilha ‘Balneabilidade das Praias Paulistas’, distribuídas durante a campanha para a população e principalmente para os estudantes’, disse.

Com essa referência, Prócida enfatiza a importância das negociações com o Governo do Estado que deverá, ainda em 2004, estender a rede de coleta de esgotos para 96% da população de Mongaguá e construção de uma estação de tratamento de esgoto.

A campanha

O ‘Verão Limpo 2004’ foi lançado oficialmente no dia 18 de dezembro de 2003, no Hotel Parque Balneário, na Praia do Gonzaga, em Santos, onde se realizou um seminário sobre as várias ações desenvolvidas pela agência ambiental no litoral paulista. Naquele fim de semana, nos dias 19, 20 e 21, na mesma Praia do Gonzaga, junto à Praça das Bandeiras, a população pôde visitar a exposição do carro laboratório e de uma viatura de operações de emergência da CETESB.

Nos fins de semana seguintes, a exposição itinerante, com os veículos e outros equipamentos de análise laboratorial da CETESB e distribuição de materiais, teve prosseguimento em praias dos municípios de Peruíbe, Guarujá, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilha Comprida e Ubatuba.

No dia 4 de janeiro, na Ponta da Praia, em Santos, um estande da agência ambiental foi montado na Arena do Sistema ‘A Tribuna de Comunicação’, como parte também do Verão Limpo 2004. O estande fixo da CETESB, com equipamentos laboratoriais e de atendimentos emergenciais, ficou aberto à exposição permanente até o último dia 15, com os banhistas também recebendo farto material informativo, como cartilhas com dados sobre monitoramento das águas, riscos de contágio por meio de contato com a água e areia poluídas.

No dia 10 de janeiro, um outro seminário, semelhante ao ocorrido em Santos, na abertura da campanha, teve lugar na Videoteca Municipal do município de São Sebastião, com apresentação, por especialistas da CETESB, de temas como a ‘Balneabilidade das Praias: Saúde e Meio Ambiente’, ‘O Monitoramento das Águas Costeiras’ e ‘Acidentes Ambientais no Mar e as Ações da CETESB’.

Durante o período da campanha, em 14 dos municípios envolvidos, foram expostos painéis fixos (placas de 70 cm x 100 cm) sobre balneabilidade das praias, com informações sobre os pontos monitorados nestes municípios. Foram distribuídos cerca de 6 mil tapa sóis para vidros dianteiros dos veículos e 20 mil cartilhas informativas, além de sacolinhas de lixo para fixação no câmbio dos carros.

Também foram colocadas faixas com os temas da campanha nas principais rodovias de acesso ao litoral além de nas balsas de travessia entre Ilhabela e São Sebastião e Santos e Guarujá, e ainda um painel de 8 x 9 metros na rodovia dos Imigrantes, no início da descida na serra. Exposições com biombos com informações referentes à balneabilidade e saúde, e exposições de fotos tendo como tema o lixo também tiveram lugar de destaque na campanha.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb