Meio Ambiente: Cetesb e setor de cosméticos lançam guia de Produção Mais Limpa

Documento beneficia também as pequenas empresas

seg, 19/09/2005 - 16h35 | Do Portal do Governo

Guia de Produção + Limpa do setor de cosméticos beneficia também as pequenas empresas

A CETESB e a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC lançaram, no dia 9 de setembro, o “Guia Ambiental da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos: por uma Produção Mais Limpa”. O evento de lançamento do guia, uma publicação técnica para estimular a adoção da prática da Produção Mais Limpa (P+L) nas indústrias, ocorreu durante a abertura da feira anual brasileira de produtos do setor, a “Cosmoprof Cosmética 2005”, no Palácio das Convenções do Anhembi.

Estiveram presentes ao evento, entre outros, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, e o presidente e a diretora executiva da ABIHPEC, respectivamente João Carlos Basílio da Silva e Rose Hernandes, além dos representantes da CETESB, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Lineu Bassoi, a gerente do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais, Angela de Campos Machado, e o gerente do Setor de Tecnologias de Produção Mais Limpa, Flávio de Miranda Ribeiro.

O guia, que na sua forma impressa, teve cerca de 300 exemplares distribuídos durante os quatro dias de realização da feira, também estará disponível, em formato eletrônico, na página da CETESB na internet, nos próximos dias. De acordo com Flávio Ribeiro, a intenção é de que o guia venha a servir para divulgar a filosofia de boas práticas ambientais e P+L, especialmente entre as numerosas pequenas empresas de cosméticos, que são a grande maioria do setor, “de modo a desmistificar o conceito de que medidas preventivas são necessariamente muito complexas e caras”.

Conforme destacado na apresentação da publicação, segundo palavras do presidente da CETESB, Rubens Lara, muitas empresas de São Paulo que já incorporaram práticas de produção mais limpa aos seus processos industriais, além de obterem a desejada redução de resíduos vêm também registrando a minimização de seus custos de produção.

Lineu Bassoi, por sua vez, ressaltou o fato de o guia lançado agora ter sido produto de iniciativa do próprio setor de cosméticos, que procurou a CETESB há cerca de seis meses, pleiteando a elaboração de um guia de P+L específico, da mesma forma que outros segmentos produtivos que já dispõem desse manual de procedimentos, resultado de projetos pilotos previamente desenvolvidos.

Angela Machado aproveitou o evento de lançamento para agradecer a colaboração do setor que, para a elaboração do guia, teve cerca de dez de suas unidades industriais no Estado de São Paulo visitadas pelos técnicos da CETESB, para obtenção de informações detalhadas e conhecimento mais profundo do processo produtivo.

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos brasileiro tem crescido a taxas da ordem de até 8% ao ano, o que se espelha no fato da sua feira anual já ser considerada a segunda maior do mundo. No ano de 2004, exportou para mais de 130 países. Atualmente, existem no país 1.258 empresas, sendo que dessas apenas 16 são de grande porte. Em solo paulista, são 604 empresas fabricantes, concentradas principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

Da Secretaria do Meio Ambiente