Meio Ambiente: Cetesb e Centro de Recursos Ambientais da Bahia oficializam parceria

Acordo vai permitir a transferência de tecnologia na área ambiental

qui, 13/10/2005 - 18h21 | Do Portal do Governo

A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, oficializou um protocolo de intenções com o Centro de Recursos Ambientais (CRA), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, para transferência de tecnologia na área ambiental. Esse acordo de cooperação técnica foi assinado na segunda-feira (10/10) pelos governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo e Paulo Souto, da Bahia, pelo presidente da CETESB, Rubens Lara e pela diretora geral do CRA, Lucia Cardoso. O evento ocorreu no Centro de Convenções da cidade de Salvador.

O convênio terá a vigência de dois anos e enfocará a interação dos órgãos ambientais de ambos os estados no controle e fiscalização ambiental, principalmente nas questões em envolvem a água, ar, solo e atendimentos a acidentes com produtos químicos. A expectativa da diretora do CRA é que esta parceria resulte em ações mais inovadoras de preservação ambiental.

A primeira ação do acordo será a realização de um curso para capacitação técnica em atendimento a emergências ambientais, agendado para o mês de novembro próximo, o qual, na opinião do presidente Rubens Lara, se constituirá em instrumento da maior importância, dado a freqüência com que vêm ocorrendo acidentes desta natureza, tanto em São Paulo, como na Bahia.

Para a diretora do CRA, a oportunidade de trabalhar em conjunto com a agência ambiental de São Paulo é “motivo de muita satisfação, uma vez que foi a própria agência paulista que escolheu o CRA para formalização deste acordo, dentre tantos outros órgãos de respeitabilidade no país”. Comentando esta escolha, Rubens Lara disse que “o CRA é uma agência que tem mostrado um trabalho sério, e que, portanto, a gestão ambiental de ambos os estados têm muito a ganhar com a parceria”.

Assessoria de Imprensa da Cetesb