Meio Ambiente: Cetesb divulga Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas de 2003

Apresentação foi feita nesta terça-feira, dia 6, em São Vicente

ter, 06/04/2004 - 15h03 | Do Portal do Governo

O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb),Rubens Lara, apresentou nesta terça-feira, dia 6, em São Vicente, o Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo – Balneabilidade 2003.

O Litoral paulista apresentou, em 2003, cerca de 48% das praias com
condições adequadas para banho, incluindo as praias consideradas ótimas, boas e sistematicamente boas, segundo classificação adotada pela Cetesb. Esse índice foi inferior ao de 2002, que foi de 69%.

Em 2001, a porcentagem de praias consideradas adequadas para o banho de mar era de 43%. A melhora alcançada em 2002 é atribuída, principalmente, às condições climáticas, pois os índices pluviométricos observados nos municípios litorâneos, no mês de janeiro, foram bastante inferiores às médias observadas num período de 35 anos.

Comparando-se as condições de balneabilidade das praias paulistas apenas nos dois últimos anos, a indicação é de que houve uma piora na qualidade. Uma análise mais profunda, no entanto, com dados anteriores aos desse ano, que foi considerado atípico, demonstra que de 2001 para 2003 houve uma melhora, passando de 43% para 48%.

Esse resultado pode ser atribuído a melhorias na infra-estrutura de saneamento básico, principalmente na região da Baixada Santista que apresentou 36% das praias monitoradas com boas condições de balneabilidade ao longo de todo o ano, 54% de praias em condições de balneabilidade regulares por terem se apresentado impróprias em algumas amostragem e 10% de praias consideradas de má qualidade sanitária, por se apresentarem impróprias em mais da metade do ano.

Confira matéria completa no site da Cetesb.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/L.S.