Meio Ambiente: Cetesb divulga relatório da qualidade de rios e represas no Estado

Apresentação será nesta quarta-feira, dia 23, na Assembléia Legislativa

qua, 23/03/2005 - 9h22 | Do Portal do Governo

A avaliação da qualidade das águas e sedimentos dos rios e reservatórios existentes no Estado de São Paulo, durante o ano de 2004, será apresentada pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, nesta quarta-feira, dia 23, às 10 horas, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa de São Paulo.

O Relatório de Qualidade das Águas Interiores, publicado anualmente desde 1978 pela agência ambiental, está estruturado por bacias hidrográficas – ou Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIS) – e também pelos três usos preponderantes dos recursos hídricos: abastecimento público, proteção da vida aquática e balneabilidade.

O documento foi gerado com base em informações levantadas por uma rede de 316 estações manuais de monitoramento e 14 automáticas, distribuídas em 149 dos 645 municípios do Estado, com um volume aproximado de 60 mil análises químicas, físicas e biológicas das águas e sedimentos. A CETESB, em 2004, também acompanhou a qualidade das águas brutas de 61 captações utilizadas para o abastecimento público de, aproximadamente, 20 milhões de habitantes.

O relatório apresenta, ainda, os percentuais de coleta e tratamento de esgotos domésticos, dados sobre cargas orgânicas potenciais e remanescentes domésticas, além dos respectivos corpos de água receptores desses lançamentos em cada um dos 645 municípios do Estado.

Os resultados apontados têm como objetivo subsidiar as ações de controle de poluição, os comitês de bacia e as administrações municipais, estadual e federal, nas ações de recuperação da qualidade das águas dos rios e reservatórios existentes no território paulista.

Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
Departamento de Comunicação

(LRK)