Meio Ambiente: Cetesb divulga novo Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas

Relatório consolida um levantamento com amostragens semanais da qualidade das águas litorâneas

ter, 29/03/2005 - 20h53 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ao longo de 2004, com amostragens semanais, aponta que 32% das praias do litoral paulista permaneceram próprias para banho durante todo o ano, 60% foram consideradas impróprias em alguma ocasião do ano e 8% estiveram impróprias por um período superior a seis meses.

Estes são alguns dos dados do Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo 2004, divulgado hoje, dia 29, pela Cetesb, na Universidade Santa Cecília, em Santos, em reunião com representantes das prefeituras da região. O documento já se encontra disponível para no site da Cetesb.

O relatório, publicado todos os anos, consolida um levantamento com amostragens semanais da qualidade das águas litorâneas em 149 pontos localizados em 129 praias paulistas, perfazendo um total de 233 quilômetros monitorados, com uma densidade de um ponto a cada 1,7 quilômetro.

Comparando os dados de 2004 com os de 2003, nota-se que houve aumento de 45% para 60% de praias consideradas de qualidade regular e o decréscimo de 15% para 6% de praias consideradas de qualidade ótima, enquanto o número de praias com qualidade má manteve-se estável. De acordo com os especialistas da agência ambiental, além dos esgotos domésticos, as chuvas dos dois últimos anos, carreando a matéria orgânica acumulada nos rios e canais, contribuíram de forma significativa para a piora da qualidade das águas das praias, em 2004.

Por isso, o presidente da Cetesb, Rubens Lara, enfatizou durante a apresentação do Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo 2004, que os dados levantados pela agência ambiental reforçam orientações como a continuidade das obras de saneamento com a implantação de sistemas de coleta, afastamento e tratamento de esgotos, além de maior articulação dos órgãos de defesa civil e gerenciadores das redes fluviométrica e pluviométrica para aperfeiçoar a avaliação da balneabilidade das praias e da qualidade das águas costeiras.

Lara reforçou também a necessidade de se desenvolver estudos sobre aspectos populacionais e econômicos, correlacionando-os com a qualidade dos recursos hídricos costeiros, e de aperfeiçoar a legislação ambiental sobre o licenciamento de emissários submarinos, em âmbito nacional. Lembrou que a Cetesb já vem desenvolvendo estudos com essa finalidade, levando a discussão para outras instâncias envolvendo órgãos federais e de outros Estados.

Outros resultados

Diante do aumento populacional, especialmente na temporada de verão, e da insuficiência de saneamento básico e de infra-estrutura geral na maior parte dos municípios litorâneos, ao lado de atividades impactantes como as do porto e de prospecção de petróleo, a CETESB vem ampliando o leque de estudos e informações ambientais referentes à qualidade das águas litorâneas, tratando o meio marinho e as áreas costeiras de forma integrada.

É por esse motivo que criou a Agenda Ambiental do Mar, em 2004, objetivando os outros usos das águas costeiras, como a preservação dos organismos aquáticos, a pesca e a maricultura. Além de continuar o monitoramento dos principais rios litorâneos que deságuam no mar, vem monitorando, desde 2002, também os emissários submarinos para estabelecer normas e procedimentos para o licenciamento e controle ambiental desses empreendimentos. Outro destaque é o início, em 2004, do levantamento das algas nocivas do litoral em convênio com a Universidade de Taubaté – Unitau, utilizando recursos do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.

Os resultados do monitoramento realizado pela Cetesb nas áreas de lançamento do emissário submarino de Santos, indicam o enriquecimento das águas da Baía de Santos por nutrientes, registrando valores elevados de nitrogênio e fósforo. Os resultados relativos à qualidade dos sedimentos confirmam o acúmulo de matéria orgânica e nutrientes.

Também na área de lançamento do emissário de São Sebastião, os resultados do monitoramento indicaram alterações. Embora a qualidade das águas na Baía do Araçá não indique valores elevados de nutrientes, verificou-se o acúmulo de matéria orgânica nos sedimentos.

Clique aqui para fazer o download do relatório.