Meio Ambiente: Cetesb divulga nota oficial sobre o Conjunto Residencial Barão de Mauá

A Cetesb vem acompanhando o caso de forma prioritária, exigindo a condução regular dos trabalhos dos responsáveis

seg, 04/08/2003 - 20h31 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), para tranqüilizar os moradores do Conjunto Residencial Barão de Mauá, informa que:

1. Em virtude de reclamações dos moradores de aparecimento de odores na entrada do prédio do Bloco 2, da etapa 6, foram realizadas vistorias nos dias 30 de maio e 2 e 4 de junho de 2003, com o acompanhamento de síndicos e condôminos, constatando-se a presença de odor, de pequena intensidade, no hall do prédio.

2. O monitoramento dos índices de explosividade de vários pontos do
condomínio está sendo efetuado diariamente pela SQG Empreendimentos e Construções Ltda. e acompanhado pela Cetesb, em relatórios mensais. Os dados fornecidos até hoje pela SQG não condizem com as informações divulgadas.

3. Foi concedido prazo de 7 (sete) dias para a apresentação do plano de trabalho de avaliação das ações a serem adotadas para a identificação de eventual existência de gases no colchão de brita do Bloco 2 da etapa 6, que constitui o foco da discussão.

4. A Cetesb, ao longo desses dois anos, tem autuado a SQG pelo não
cumprimento integral de algumas exigências técnicas e que, em função
disso, novas medidas corretivas deverão ser aplicadas.

5. A Cetesb lembra, ainda, que o trabalho de recuperação da área, apesar de ser um processo demorado, complexo e custoso, deve ser prestado pela SQG de maneira eficiente, para minorar os impactos sobre o meio ambiente e a comunidade envolvida.

6. A Cetesb informa que vem acompanhando o sistema de extração de gases do subsolo, que apresenta resultados satisfatórios.

7. No exercício de suas atribuições legais, a Cetesb vem acompanhando o caso de forma prioritária, exigindo a condução regular dos trabalhos dos responsáveis e apoiando a população na satisfação de suas demandas. Todas as informações pertinentes ao caso foram comunicadas ao Ministério Público do Estado de São Paulo – Promotoria de Justiça de Mauá.

Diretoria de Controle de Poluição Ambiental
Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/ L.S.