Meio Ambiente: Cetesb divulga estudos sobre a qualidade do ar em 2002

Coletiva do presidente ocorre no dia 29, às 10 horas

qui, 28/08/2003 - 15h44 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental finalizou estudos sobre a qualidade do ar, ao longo de 2002, na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, onde os índices de poluição são mais elevados, decorrentes principalmente de emissões veiculares, e nos municípios de Cubatão, Campinas, São José dos Campos, Paulínia e Sorocaba.

O estudo, consubstanciado na forma de relatório anual, aponta que os poluentes que mais freqüentemente ultrapassam os padrões legais são o ozônio (O3), material particulado (MP) e monóxido de carbono (CO). A explicação reside, em parte, nas condições meteorológicas que nos últimos quatro anos se mostraram desfavoráveis para a dispersão de poluentes.

No entanto, o aumento da frota motorizada na RMSP, que chega hoje a seis milhões de veículos leves e 450 mil veículos a diesel, constitui a principal causa das ultrapassagens de padrões de qualidade do ar no ano passado. O estudo revela que houve 16 registros de locais na RMSP em que a qualidade do ar esteve inadequada em virtude da concentração de CO, número ligeiramente superior aos observados em 2000 e 2001.

Por outro lado, observou-se uma redução nos níveis de concentração de MP, enquanto os de O3 se mantiveram constantes, embora seja o poluente que mais ultrapassa os limites legais na RMSP, chegando a 82 dias em 2002.

O relatório constitui um instrumento de planejamento das ações de controle da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. A partir dos estudos desenvolvidos pela CETESB, todos os anos, são formuladas políticas para reduzir as emissões, estabelecendo um controle mais efetivos sobre as fontes.

Desta maneira, as fontes industriais foram controladas a ponto de, hoje, não constituírem a principal preocupação. O mesmo ocorreu com os veículos automotores, cujas emissões levaram a CETESB a desenvolver o PROCONVE – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, ao qual o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA deu força de lei, com validade nacional.

Hoje, o aumento da frota exige a implementação de uma segunda fase do PROCONVE e a implantação do PROMOT – Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares. A preocupação com os veículos de duas rodas reside no fato de que a frota de motocicletas aumentou 60% nos últimos cinco anos. Além disso, medições realizadas pela CETESB revelam que uma moto nova emite cerca de 25 vezes mais CO do que um carro novo.

Rubens Lara, presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
Manoel Paulo de Toledo – gerente da Divisão de Engenharia e Fiscalização de Veículos
Jesuíno Romano – gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar

Coletiva do presidente da Cetesb, Rubens Lara, no dia 29, às 10 horas na sede da Cetesb, à Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345, Alto dos Pinheiros, Capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S