Meio Ambiente: Cetesb autua 43 veículos na Imigrantes por emitir fumaça preta acima dos padrões

Operação Caça-Fumaça intensifica trabalhos no inverno

qua, 03/08/2005 - 14h55 | Do Portal do Governo

Em uma operação que durou pouco mais de duas horas, a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental autuou, nesta terça-feira, dia 2, no km 56 da Pista Norte da Rodovia dos Imigrantes, 43 veículos com motor diesel que estavam emitindo fumaça preta pelo escapamento acima dos padrões estabelecidos pela legislação. Esses veículos foram multados em 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs, que correspondem a R$ 798,00, valor que dobra na segunda e terceira reincidência. O motorista terá 20 dias para recorrer da penalidade.

A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária, é denominada Operação Caça-Fumaça, que a CETESB desenvolve desde 1976, intensificando-se no período de inverno, quando as condições meteorológicas tornam-se desfavoráveis para a dispersão de poluentes, por causa da ausência de chuvas e de ventos, além da ocorrência do fenômeno conhecido como inversão térmica.

O presidente da CETESB, Rubens Lara, que participou a operação, lembrou que o principal objetivo é a conscientização dos motoristas. É por este motivo que os técnicos efetuam também a distribuição de folhetos explicativos sobre a importância de manter os veículos devidamente regulados, para reduzir a emissão de poluentes que causam danos à saúde.

Segundo Lara, hoje, menos de 6% da frota de veículos diesel opera de forma inadequada. Esse índice, em 1995, chegava a 45% fazendo com que a CETESB desenvolvesse um programa junto aos grandes frotistas, mecânicos e condutores, orientando-os sobre a necessidade de regular os motores.

Esses dados foram confirmados na fiscalização efetuada nesta terça-feira. No período das 10 até 12:30 horas, passaram 905 veículos diesel no ponto de fiscalização. Desse total, 53, ou 5,8%, eram passíveis de autuação por emitir fumaça preta acima dos padrões. No final, foram autuados 43 motoristas que foram interceptados pela fiscalização.

A Operação Caça-Fumaça foi organizada pelos técnicos da Divisão de Engenharia e Fiscalização de Veículos da CETESB, com a participação dos técnicos das Agências Ambientais de Santos e de Cubatão.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

J.C.