Meio Ambiente: Cetesb autua 109 veículos movidos a diesel por emissão de fumaça preta

Operação foi realizada hoje com a presença do presidente Rubens Lara

qua, 30/07/2003 - 19h39 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental(Cetesb)autuou nesta quarta-feira, dia 30, 109 veículos movidos a diesel, que estavam emitindo fumaça preta acima dos padrões estabelecidos na legislação ambiental.

Este é o resultado do comando de fiscalização realizado na Avenida Salim Farah Maluf, das 9 às 13 horas, por técnicos da agência ambiental para inibir a circulação de veículos desregulados, que prejudicam a qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo.

A operação foi acompanhada pelo presidente da CETESB, Rubens Lara, que ressaltou a necessidade de conscientização dos proprietários de veículos a diesel, para que regulem adequadamente os motores, especialmente nesta época do ano quando a ausência de chuvas e de ventos dificulta a dispersão de poluentes na atmosfera, entre os quais as partículas inaláveis presentes na fumaça preta.

Os motoristas, cujos veículos estiverem emitindo pelo escapamento fumaça com densidade colorimétrica superior ao Padrão 2 da Escala de Ringelmann (instrumento utilizado para verificar a intensidade da fumaça), são multados em 60 UFESPs – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, que correspondem a R$ 689,40. As multas são dobradas nos casos de reincidência, podendo chegar a 480 UFESPs (R$ 5.515,20).

Os comandos de fiscalização são realizados nas principais vias de acesso à Região Metropolitana de São Paulo e ao Litoral e nas principais estradas no interior do Estado, com apoio do Comando de Policiamento Rodoviário. Na Capital, as operações contam com o apoio da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET).

Multas emitidas

Em 2002, foram autuados 13.781 veículos, gerando 12.027 multas válidas por emissão de fumaça preta. Este ano, até junho, já foram autuados 3.877 veículos. De 1998 a 2002, foram lavradas 189.324 multas, sendo 148.717 válidas.

A população também pode colaborar com a fiscalização da fumaça preta, encaminhando denúncias acerca de veículos que estejam em desacordo com a legislação ambiental, pelo email: info@cetesb.sp.gov.br ou ouvidoria@cetesb.sp.gov.br.

Conscientização

A Cetesb desenvolve campanhas de conscientização, recomendando que os veículos a diesel sejam regulados adequadamente, para diminuir a emissão de poluentes. Nos pedágios das principais rodovias, são distribuídos folhetos com orientações para a manutenção adequada dos veículos, como a troca de filtros de ar e de combustível sempre que estiverem sujos, revisões periódicas, limpeza dos bicos injetores e regulagem dos motores segundo as especificações do fabricante. Recomenda-se principalmente que não se abra o lacre da bomba injetora, que constitui uma prática comum entre os motoristas para obter melhor desempenho do veículo, mas aumenta o consumo de combustível e a emissão de fumaça preta.

Outro programa em curso é o credenciamento de oficinas mecânicas, cujos funcionários passam por treinamento, e passam por vistorias e auditorias. A Cetesb já credenciou 113 oficinas no Estado, que apresentam condições para fazer a regulagem adequada dos motores. O terceiro programa de Gestão Ambiental e Autofiscalização, visa melhorar as condições de manutenção das frotas a diesel, abrangendo aproximadamente 15 mil veículos.

Dessas ações de caráter preventivo e corretivo resultou uma significativa melhora das condições de operação da frota em circulação no Estado, calculado em 13,8 milhões de veículos, segundo dados da Companhia de Processasmento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), em dezembro de 2002. Desse total, 1,01 milhão são caminhões, ônibus, microônibus, caminhonetes e vans com motores a diesel. Os levantamentos da Cetesb revelam que, em janeiro de 1995, o índice de veículos desregulados era de 45%, caindo para 5,8% em agosto de 2002.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/ L.S.