Meio Ambiente: Cetesb assina protocolo com setor têxtil para reduzir poluição

nd

sex, 24/05/2002 - 17h04 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e de Confecção e o Sinditêxtil – Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado de São Paulo assinam protocolo para a implementação do Programa de Produção Mais Limpa, para a adoção de medidas que resultem em processos produtivos com menor impacto sobre o meio ambiente.

O protocolo será assinado nesta segunda-feira, dia 27, às 18h30, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente da Cetesb, Dráusio Barreto.

O protocolo de cooperação técnica tem como objetivo fornecer informação, treinamento e tecnologia para a implementação de práticas que permitam a prevenção da poluição, com a redução do consumo de insumos energéticos e de matérias-primas e a conseqüente redução da geração de resíduos. A otimização dos processos produtivos resultam também em maior economia para a indústria, além de limitar os riscos de danos ao meio ambiente, complementando as ações tradicionais de controle exercidas pelos órgãos ambientais.

Um projeto-piloto de prevenção à poluição no setor têxtil, entre maio de 1998 e dezembro de 2000, desenvolvido voluntariamente por duas empresas, de médio e grande portes, obtiveram resultados expressivos e estimularam a expansão do programa para o setor que conta com cerca de 3.740 indústrias em todo o Estado de São Paulo.

Entre as medidas adotadas durante a experiência realizada com a Cermatex Indústria de Tecidos Ltda., localizada no Município de Santa Bárbara D’Oeste, e a Santista Têxtil S.A., instalada em Americana, com a participação e orientação da agência de controle da poluição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, estão a instalação de válvulas de bloqueio e torneiras com fechamento automático e a reutilização de água nos setores de tinturaria e acabamento dos tecidos, que permitiram a redução do consumo de água de 111,22 mil m3/mês, em 1997, para 83,73 mil m3/mês no ano de 2000.

Em relação à produção, o consumo de água passou de 33,89 l/kg de tecido, para 27,68 l/kg, no mesmo período.

A substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de vapor metálico e a instalação de ‘timer’ para acionamento da iluminação, por sua vez, resultaram em economia de 473.500 kW/ano no consumo de energia elétrica.

Outra medida, adotada na estação de tratamento de efluentes líquidos, com a coleta e comercialização da soda cáustica utilizada no processo industrial, permitiu a redução do consumo de ácido sulfúrico em aproximadamente 95%.

De acordo com o protocolo, o Programa de Prevenção à Poluição nas indústrias têxteis contará com o apoio da Cetesb, que terá a entre suas atribuições a realização de cursos de capacitação e treinamento e o acompanhamento da implementação dos projetos.

A Abit e o Sinditêxtil se encarregarão da coordenação dos trabalhos junto aos associados, a promoção de reuniões técnicas e a contratação de consultores especializados, entre outras atividades, enquanto as indústrias se comprometem a fornecer informações sobre o andamento dos trabalhos, apresentar relatórios e repassar os conhecimentos adquiridos para outras indústrias, continuando sujeitas ao cumprimento das exigências legais de controle da poluição.