Meio Ambiente: Cetesb agiliza o atendimento ao cidadão

Serviço informatizado melhora o atendimento nas agências

qui, 03/11/2005 - 18h44 | Do Portal do Governo

Técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação – AI, da Diretoria de Gestão Corporativa, trabalharam nos últimos 6 meses, em um projeto minucioso tendo por objetivo interligar as informações armazenadas no SIPOL (Sistema de Fontes de Poluição), com as inseridas no Sistema de Gestão Empresarial Protheus.

O processo de cruzamento dessas informações foi concluído no último dia 19 de outubro, quando o serviço foi disponibilizado para todas as 35 agências ambientais da CETESB.

A conclusão deste trabalho está proporcionando ganhos efetivos para as áreas de atendimento ao cliente, Diretoria de Controle e Departamento Financeiro. No entanto, os maiores beneficiados estão sendo os clientes da CETESB, que agora resolvem seus encaminhamentos em uma única visita à empresa.

Antes, quando um cidadão solicitava Licença de Instalação, Licença de Operação, CADRI, Parecer Técnico ou Recurso de Multa, precisava ir a uma agência da CETESB onde um funcionário, usando o sistema SIPOL, montava o processo, valorava o custo e emitia um recibo de depósito bancário, pago exclusivamente nas agências do banco Nossa Caixa. Após o pagamento, o cliente voltava à CETESB para entregar cópia do comprovante de pagamento.

Com essa metodologia, as rotinas das agências e da Divisão de Operações Financeiras – AFF seguiam um caminho burocrático. Todos os dias, no final do expediente, as agências emitiam um Boletim de Recebimento, relacionando os comprovantes de depósitos efetuados pelos clientes e encaminhavam essa papelada para o AFF, por malote.

Ao receber os documentos o AFF realizava, via Protheus ( sistema onde são lançadas todas as movimentações financeiras da empresa), o trabalho de conciliação bancária. Esse trabalho consistia em identificar, manualmente, cada depósito efetuado e relacioná-lo ao processo correspondente. Feita a identificação, era criado um Título a Receber, que era baixado imediatamente, uma vez que o depósito/pagamento já fora feito. Para realizar única e exclusivamente este trabalho, o AFF dispunha de uma equipe composta por seis analistas financeiros.

Agora, os recibos são impressos com código de barras e o cliente pode efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, não sendo necessário o seu retorno à agência para comprovação.

As informações dos pagamentos realizados nos diversos bancos são transmitidas eletronicamente à Nossa Caixa, no final do expediente bancário. Por meio de um convênio entre a CETESB e esta instituição bancária, esses dados são disponibilizados no Internet Banking da Nossa Caixa e, após coletados, tem início a baixa dos títulos, realizada de forma automática.

Essas informações também alimentam o SIPOL simultaneamente, liberando os processos para as próximas etapas.

‘O problema maior era identificar quem pagou’ explica Durval Seixas Fernandes, gerente da Divisão de Operações Financeiras. ‘Agora teremos tempo para resgatar as pendências de conciliação bancária do passado, que são títulos já pagos mas que não foram identificados.

A ligação SIPOL x Protheus gera um banco de dados unificado com todas as informações do Controle, que ficam disponíveis para o Financeiro e os créditos caem imediatamente na conta da CETESB, já identificados’ comemora Fernandes.

Assessoria de imprensa da Cetesb
C.A.