Meio Ambiente: Cetesb adverte Petrobras por derrame de impermeabilizante em córrego

A Cetesb exige que a Petrobras faça uso do produto com a devida segurança

sex, 28/05/2004 - 17h08 | Do Portal do Governo

A Agência Ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), em Ubatuba, fez nesta sexta-feira, dia 28, um auto de advertência à Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, por causa do carreamento de um produto denominado CM-30, um impermeabilizante utilizado em obras de pavimentação, que estava sendo aplicado em vias internas do terminal da empresa em São Sebastião e atingiu o Córrego do Outeiro, após uma chuva intensa que caiu na região, no último dia 24, segunda-feira.

No auto, a Cetesb exige que a Petrobras faça uso do produto com a devida segurança, de forma a evitar ocorrências semelhantes, que venham a atingir corpos d’água existentes nas proximidades de suas instalações. O CM-30 emite um odor forte e desagradável, tendo provocado incômodo na vizinhança do terminal, além de contribuir para tornar as águas impróprias e nocivas à saúde e prejudicar a fauna e a flora.

Barreiras de contenção

Na noite do dia 24 de maio, após a empresa pavimentadora Latina ter executado obras de recuperação da pavimentação interna do Terminal Aquaviário de São Sebastião (antigo Tebar), numa área de 2 mil m², ocorreu uma forte chuva, que acabou por provocar o carreamento de parte do produto CM-30 utilizado na impermeabilização, para o Córrego do Outeiro, através do sistema de drenagem de águas pluviais não-contaminadas com óleo.

Ao constatar o problema, a Petrobras acionou o seu Centro de Respostas a Emergências, que instalou barreiras de contenção e barreiras absorventes no córrego. A empresa estimava, inicialmente, em cerca de 90 litros a quantidade do produto que havia atingido o córrego.