Meio Ambiente: Cetesb adere à Bolsa Eletrônica de Compras

Sistema agiliza as compras, além de proporcionar qualidade e economia

qua, 15/06/2005 - 17h26 | Do Portal do Governo

Agora ficou bem mais fácil, rápido e econômico para a CETESB fazer suas compras. É que nesta segunda-feira, dia 13, foi oficializada a adesão da companhia à Bolsa Eletrônica de Compras – BEC, sistema instituído no ano passado pelo Governo do Estado que utiliza a internet para possibilitar, às secretarias estaduais, empresas estatais e universidades públicas paulistas, as aquisições, entre outras, de materiais de consumo, de construção e de laboratório. Evento contou com a presença do presidente da CETESB, Rubens Lara.

Todo o gerenciamento básico do sistema é feito pelos responsáveis pelo BEC, incluindo o cadastramento “on line” dos fornecedores, e aos funcionários da CETESB que estão encarregados de acessá-lo, em princípio da Divisão de Suprimentos – AAS, só é necessário lançar a oferta de compra, com as especificações completas dos materiais a serem adquiridos pela companhia para, em poucos dias, conferirem os melhores preços oferecidos pelos fornecedores interessados em fechar o negócio e efetivar a aquisição.

Agilidade, economia e eficiência

Para demonstrar de forma prática esses benefícios, com a ajuda de um telão projetando a página do BEC, foi realizada a primeira aquisição oficial pela CETESB, utilizando essa modalidade eletrônica. Entre outros materiais solicitados, havia dez caixas térmicas de polipropileno, com revestimento interno de poliuretano, com capacidade para 24 litros, a serem utilizados pelo Setor de Amostragem em Ambientes Aquáticos e Ensaios Granulométricos – EAXA.

Segundo a empresa, na média, a redução dos preços finais oferecidos por todo o pacote de materiais solicitados pela CETESB, foi de quase 30%. As aquisições pelo BEC têm um limite de valor de no máximo R$ 8 mil e, a partir daí, as aquisições podem ser feitas por outras modalidades como o Pregão Presencial, sendo que neste caso exige-se a presença dos fornecedores. O prazo para a entrega dos materiais comprados via BEC é de oito dias e que se os mesmos não corresponderem ao especificado na solicitação eletrônica, poderão ser devolvidos de imediato, não incorrendo em prejuízos para a Companhia.

O diretor Alaôr Ferreira aproveitou para enfatizar a importância da especificação completa e correta na hora da solicitação pelas áreas técnicas da CETESB. “Especificando com exatidão o produto a ser adquirido, não há a possibilidade de fornecimento de material que não o solicitado.”

Por seu lado, entusiasmado, o presidente Lara classificou o sistema de compras pelo BEC de seguro, transparente e eficiente, além de econômico, lembrando que o mesmo encontra-se perfeitamente sintonizado com a política administrativa adotada pela CETESB. “Não há milagres. Vamos comprar bem, com melhor qualidade, e gastar bem, com economia. Temos de buscar a transparência e eficiência, enfim, a excelência. É assim que temos, por exemplo, comprado centenas de computadores para a Companhia. E, agora, vamos renovar nossa frota de veículos também”, disse.

Certificação de qualidade

Na mesma ocasião, o presidente Rubens Lara e o diretor Alaôr Ferreira também assinaram, com a empresa Germanischer Lloyd Certification South America Ltda. – GLC, o contrato para a certificação de qualidade para a Divisão de Suprimentos da CETESB, a ISO 9001.

Segundo Jaqueline Sartori Nascimento, gerente do Setor de Qualidade, da Divisão de Desenvolvimento Institucional, o início efetivo do processo de implementação para o sistema de certificação acontecerá nos próximos dias.

Jaqueline esclareceu que a Divisão de Suprimentos já está inserida no sistema de qualidade por ser uma área de apoio para a certificação dos laboratórios e do Setor de Operações de Emergência, já certificados. “Agora, vamos complementar os procedimentos e refinar todo o andamento da área”. Com isso, acredita que a Divisão possa conseguir a certificação até outubro ou novembro próximo.

Mário Senaga
Da Assessoria de Imprensa da Cetesb