Meio Ambiente: Centro de Referências em Educação Ambiental vai se instalar em parque

Será um antigo prédio no Parque Fernando Costa

qui, 27/10/2005 - 19h00 | Do Portal do Governo

Um antigo prédio no Parque Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, em São Paulo, vai abrigar as novas instalações do Centro de Referências em Educação Ambiental – CREA, onde serão guardados cerca de dez mil referências, 600 títulos de vídeo em formato VHS e DVD e farto material pedagógico sobre questões ambientais.

Com essa finalidade, a Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, iniciou, no último dia 18 de outubro, as obras de reforma do edifício construído em 1929 para, originalmente, sediar exposições de animais. O CREA compila, armazena, produz e distribui informações sobre questões ambientais. Com essa finalidade, mantém uma biblioteca, videoteca, site e núcleo de produção e distribuição de material didático, atualmente locados em instalações provisórias da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, no Água Funda.

O patrimônio do CREA, um dos mais completos na sua especialidade, é destinado a estudantes, educadores e outros interessados em questões ambientais. A precariedade das instalações atuais, com problemas de conservação, fez a CPLEA buscar um local mais adequado, destinando para essa finalidade os recursos orçamentários necessários, sendo também a responsável pela contratação e gerenciamento das obras das novas instalações no Parque Fernando Costa.

Para viabilizar a mudança e ampliação das atividades e o acesso aos usuários ao centro, a Secretaria do Meio Ambiente firmou um acordo de parceria, no qual a Secretaria da Agricultura e Abastecimento cede um imóvel mais amplo onde, após a reforma e instalação de novos mobiliários e equipamentos audiovisuais e de informática, o público estimado em cerca de 1.500 pessoas por mês seja atendido com mais conforto e eficiência.

O prédio cedido pela Secretaria da Agricultura faz parte do patrimônio arquitetônico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetêonico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT, no Parque Fernando Costa. O prédio, até 1955, abrigou ovinos e caprinos, quando sofreu a primeira reforma com a retirada das baias internas e passando a ser alocado para exposição de pássaros e artesanato. Em 1980, sofreu a segunda intervenção passando a abrigar uma lanchonete.

A grande vantagem do novo endereço é a sua localização próxima a importantes corredores de trânsito. Linhas de ônibus das zonas Oeste e Sul da cidade trafegam pelos seus limites e possibilitam acesso fácil à população. Acha-se a duas quadras dos terminais de trem, Metrô e ônibus metropolitanos e interurbanos da Barra Funda.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
C.A.