Meio Ambiente: Campanha Verão Limpo continua neste fim de semana em Caraguatatuba

Haverá oficinas de educação ambiental, peças de teatro, palestras e distribuição de sacos de lixo e bonés

sex, 28/01/2005 - 15h30 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana (22/1 e 23/1), a Campanha Verão Limpo 2005 prevê diversas atividades na Praia de Indaiá, em Caraguatatuba, no litoral norte paulista. A programação terá início às 9 horas com apresentação de peças de teatro, histórias infantis e palestras, além de oficinas de educação ambiental, distribuição de sacolinhas para lixo, bonés e cartilhas sobre balneabilidade das praias.

A campanha está sendo realizada pelo 17º ano consecutivo, envolvendo os municípios do Litoral paulista, para promover a conscientização da comunidade, especialmente os turistas, que lotam as praias nas férias de verão. Com essa finalidade, a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, organizou diversas atividades de educação ambiental, para o sábado e domingo, no horário das 9 às 17 horas.

A primeira atividade programada é a aula aberta de axé, às 9h30, seguindo-se a oficina de reciclagem de garrafas PET e palestra interativa sobre alimentação, com orientação para o consumo de sucos nos dias de calor e utilização de cascas de laranjas e ramas de cenouras. Ao longo do dia, acontecerão ainda a apresentação de teatro de bonecos, danças e brincadeiras de quintal, como amarelinha, queimada na praia e esconde-esconde.

Paralelamente, haverá uma mostra da Polícia Ambiental, que vai montar uma exposição de animais empalhados e de viaturas e um posto para receber denúncias ambientais; carro-laboratório para mostrar como é feita a análise da qualidade de água; demonstração de primeiros socorros em casos de afogamento pelo Corpo de Bombeiros; atividade da Acqua Mundo, que vai mostrar os perigos causados pelo lixo no ambiente marinho; uma mini-usina de reciclagem de papel cartonado montada pelo Projeto Reciclar; exposição de coletores de resíduos da Terracom; mini-estação de reciclagem da Tetra Pak; e uma exposição de materiais reciclados e recicláveis. Na praia haverá a distribuição de sacolinhas de lixo, bonés e cartilhas sobre balneabilidade das praias, pelos monitores da UNAERP.

Outros dois espaços foram montados para movimentar o fim de semana. A Prefeitura de Caraguatatuba montou uma tenda onde o turista poderá apreciar uma exposição com temas ambientais.

A campanha, que prossegue até o Carnaval, vai distribuir 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil tapassóis para carro, 1.100 camisetas e 1.100 bonés. Além disso, faixas e ‘banners’ foram fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e nas próprias praias. O Verão Limpo 2005 é patrocinado pelo Governo do Estado e Comgás, com o apoio da Porto Seguro Seguros, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental, além das prefeituras de Santos, Ilha Comprida, Ilhabela, Guarujá, Caraguatatuba e Mongaguá.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Por Cristina Couto

(LRK)