Meio Ambiente: Campanha Verão Limpo 2005 tem prosseguimento no próximo fim de semana

Atividades estarão centralizadas em Ilhabela e Guarujá

seg, 10/01/2005 - 17h41 | Do Portal do Governo

A versão 2005 da campanha de conscientização ambiental dos veranistas, que teve as presenças do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e do presidente da CETESB, Rubens Lara, em seu lançamento no último dia 2, na Praia do Gonzaga, em Santos, teve continuidade no final de semana, dias 8 e 9, na Praia do Boqueirão, em Ilha Comprida.

No próximo fim de semana, dias 15 e 16, as atividades estarão centralizadas nas praias do Perequê e Curral, em Ilhabela, nos dias 22 e 23, na Praia do Guaiúba, no Guarujá, nos dias 29 e 30, na Praia de Aruã, em Caraguatatuba, e dias 5 e 6 de fevereiro – quando se encerra a campanha – , na Praia do Centro (Praça Dudu Samba), em Mongaguá.

O Verão Limpo 2005 é patrocinado pelo Governo do Estado e Comgás, com o apoio da Porto Seguro Seguros, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental.

As atividades estão sendo desenvolvidas sempre nos finais de semana, no horário das 9 às 17 horas, numa tenda armada na praia, onde acontecem atividades educativas de caráter ambiental como teatro de bonecos, oficinas com materiais recicláveis, atividades circenses lúdicas e apresentação de histórias infantis, brincadeiras de quintal, como amarelinha na praia, queimada e esconde-esconde, palestras interativas, incluindo orientações de nutricionista sobre sucos, com reaproveitamento, por exemplo, de cascas de laranja e ramas de cenouras.

Monitores estão distribuindo sacolinhas para lixo e cartilha informativa sobre a balneabilidade das praias, aos banhistas. Ao todo, serão distribuídos 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil tapassóis para carro, 1.100 camisetas e 1.100 bonés. Além disso, faixas e ‘banners’ foram fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e nas próprias praias.

Ainda junto à tenda da campanha, há a exposição do Laboratório Móvel de Monitoramento da Qualidade da Água, da Cetesb, e exposição de animais empalhados, com espécies em extinção, da Polícia Ambiental do Estado.

Da assesoria de imprensa da Cetesb
C.A.