Meio Ambiente: Campanha Verão Limpo 2005 será lançada no próximo domingo

Ação visa integrar e conscientizar a população para o uso adequado dos recursos ambientais litorâneos

ter, 28/12/2004 - 15h13 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, dia 2 de janeiro, em Santos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) lançam a Campanha Verão Limpo 2005. Em sua 17ª edição, a campanha visa integrar e conscientizar a população para o uso adequado dos recursos ambientais litorâneos. Patrocinada pelo Governo do Estado e Comgas, com apoio da Porto Seguro Seguros, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental, o evento acontecerá às 11 horas, na Praia do Gonzaga (Posto 3).

O objetivo desta campanha, com término previsto para o dia 6 de fevereiro, em Mongaguá, é sensibilizar os 2,5 milhões de moradores que residem na faixa litorânea, além dos veranistas – uma população flutuante que chega a 6 milhões de pessoas – , no sentido de manter limpas as praias, praças, rodovias de acesso ao litoral, enfim, todos os espaços públicos envolvidos, e incentivar a prática de hábitos saudáveis no contato com a natureza.

As atividades serão desenvolvidas sempre nos finais de semana, no horário das 9h às 17h, numa tenda armada na praia, onde acontecerão várias atividades educativas de caráter ambiental, tais como: teatro de bonecos, oficinas com materiais recicláveis, atividades circenses lúdicas e contos de histórias, ‘brincadeiras de quintal’ (como amarelinha na praia, queimada e esconde-esconde), palestras interativas (incluindo orientações de nutricionista sobre sucos, com reaproveitamento, por exemplo, de casca de laranja e rama de cenouras).

Os veranistas também receberão informações variadas sobre o meio ambiente, ‘sendo estimulados a participar e assumir sua co-responsabilidade na proteção da natureza, que pertence e deve ser preservado por todos’, observa o presidente da CETESB, Rubens Lara, que também anuncia uma novidade para este ano: o serviço, oferecido pela Polícia Ambiental, de recebimento de denúncias sobre qualquer tipo de degradação ambiental.

Monitores estarão distribuindo sacolinhas para lixo e cartilha informativa sobre a balneabilidade das praias, aos banhistas. Ao todo, serão distribuídos 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil unidades de tapa sol (para carro), 1.100 camisetas e 1.100 bonés. Além disso, faixas e banners serão fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e nas próprias praias. Os municípios envolvidos são Santos, Ilha Comprida, Ilhabela, Guarujá, Caraguatatuba e Mongaguá, sendo que para a campanha será utilizada uma tenda de praia, com sistema de som e onde ocorrerão atividades de caráter educativo, recreativo, informativo e cultural, com apoio das prefeituras locais.

Roteiro

O roteiro é o seguinte: 2/jan – Santos (Praia do Gonzaga, defronte ao Posto 3); 8 e 9/jan – Ilha Comprida (Praia do Boqueirão); 15 e 16/jan – Ilhabela (Praias do Perequê e Curral); 22 e 23/jan – Guarujá (Praia do Guaiúba); 29 e 30/jan – Caraguatatuba (Praia de Aruã); e 5 e 6/fev – Mongaguá (Praia do Centro – Praça Dudu Samba).

Ainda junto à tenda, haverá apresentação do Laboratório Móvel da CETESB de Monitoramento da Qualidade da Água e exposição de animais em extinção (empalhados) da Polícia Ambiental do Estado.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

(LRK)