Meio Ambiente: Câmara Ambiental do Petróleo reúne empresários do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Setor elogia processo de licenciamento organizado pela Cetesb

qui, 08/12/2005 - 18h36 | Do Portal do Governo

Empresários do setor elogiam processo de licenciamento organizado pela CETESB

O processo de licenciamento de postos de combustíveis implementado pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental foi amplamente debatido, nos dias 6 e 7 de dezembro, em Taubaté, durante o 1º Painel de Debates sobre o Licenciamento Ambiental de Postos e Sistemas Retalhistas de Combustíveis no Estado de São Paulo, organizado pela Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleos, da agência ambiental.

O evento contou com a participação de cerca de 70 profissionais que atuam no Vale do Paraíba e Litoral Norte, ligados às empresas que se dedicam ao licenciamento, à instalação de equipamentos e à consultoria ambiental, além de representantes dos operadores de postos e das companhias distribuidoras de combustíveis. A CETESB foi representada pelos técnicos das agências ambientais de Aparecida, Taubaté, Jacareí, Ubatuba e Mogi das Cruzes e do Setor de Apoio Técnico em Áreas Contaminadas, além do engenheiro Rodrigo Cunha, gerente do Setor de Planejamento de Ações Especiais, que acumula a função de secretário-executivo da Câmara.

Ao final da reunião, os empresários do setor elogiaram a forma como as regras foram estabelecidas e divulgadas, oq que favoreceu a discussão e troca de experiências, que possibilitaram o aperfeiçoamento do processo de licenciamento.

O evento fez parte de uma série que a Câmara organizará em diferentes regiões do Estado com o objetivo de divulgar a revisão efetuada nos procedimentos de licenciamento dos postos de combustíveis, incluindo a investigação de passivos ambientais, e promover uma discussão sobre os problemas e dificuldades enfrentados pelos empreendedores, objetivando a otimização do processo.

O encontro foi organizado pela Oryon Instituto Ambiental, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), criada com o objetivo de executar os projetos desenvolvidos pela Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo.

Secretaria do Meio Ambiente