Meio Ambiente: Austrália vem mostrar tecnologia de ponta na área de saneamento ambiental

nd

qui, 21/03/2002 - 17h34 | Do Portal do Governo

“O Brasil e a Austrália não são colônias e estão construindo seu desenvolvimento em linhas próprias, estabelecendo sua identidade”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, na abertura do Seminário de Tecnologias Australianas, primeira etapa de uma agenda para 2002, organizada em parceria com a Austrade – Australian Trade Comission, para América Latina.

A palestrante do seminário, Johanna Wright, especialista em meio ambiente e funcionária da Austrade, que é a agência do governo australiano de fomento à exportação, fez uma exposição sobre tecnologias de ponta em gerenciamento de resíduos sólidos e tratamento de água para 350 profissionais brasileiros da área de saneamento ambiental.

“A Austrália é lider em equipamentos tecnológicos e pretende aumentar em 20% a exportação desses equipamentos e serviços na área de meio ambiente, nos próximos 10 anos”, disse Gerard Lazaroni, gerente das Américas do Austrade. “Estamos muito interessados em conhecer a demanda comercial do mercado brasileiro e fazer parcerias com empresas na área automobílística, aeronáutica, aço e petróleo. Também queremos conhecer as tecnologias utilizadas na produção de energia com a utilização de cana-de-açúcar”, completou Lazaroni.

As possibilidades de cooperação técnica com a Austrália, que poderá ajudar a solucionar no Brasil alguns problemas, especialmente na área de energia alternativa, foram propostas numa carta de intenções que a Secretaria do Meio Ambiente assinou com o cônsul-geral da Austrália, em São Paulo, em novembro de 2001.

A segunda etapa da agenda traçada entre o consulado da Austrália e a Secretaria do Meio Ambiente, será a vinda de uma comissão para discutir questões relativas a energias renováveis, em abril, e a realização do Green Festival, uma feira de exposição de tecnologias, educação, turismo e negócios, em setembro, no Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.