Meio Ambiente: Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier já tem conselho gestor

Integrantes do colegiado tomarão posse neste sábado, dia 14

sex, 13/08/2004 - 11h17 | Do Portal do Governo

O conselho gestor da Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier – APA-SFX, vai tomar posse neste sábado, dia 14 de agosto, em cerimônia marcada para às 10 horas na Praça Antônio Manzi, nesse distrito de São José dos Campos. Com os representantes da sociedade civil eleitos por unanimidade, o colegiado contará com os conselheiros indicados pelo Clube dos Tropeiros e Violeiros de São Francisco Xavier, Sociedade Amigos de São Francisco Xavier, Instituto Muriqui, Paróquia de São Francisco Xavier, Associação do Turismo Sustentável – ATUS e da Frente Ampla de Defesa Ambiental – FADA, além de representantes de órgãos do governo estadual e municipal.

Localizada ao norte de São José dos Campos, na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, com uma área de 11.880 hectares, a APA São Francisco Xavier foi criada em 8 de novembro de 2002, pela Lei Estadual nº 11.262.

Esta APA faz parte de um contínuo de áreas protegidas por várias unidades de conservação, municipais e federais, com a presença de muitas espécies de mamíferos e aves, inclusive migratórias. Entre os objetivos da sua criação estão a proteção da vegetação remanescente da Serra da Mantiqueira e da fauna local, especialmente do mono-carvoeiro, ou muriqui, como é conhecido o animal símbolo da região, além do bugio, gato-do-mato, veado-mateiro, irara, lobo guará e onça parda.

Da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

(LRK)