Meio Ambiente: Aplicativo ‘Janela Eletrônica’ facilitará compartilhamento de informações entre secr

Secretaria adquiriu base de dados que cobre mais de 8 mil quadrados da Região Metropolitana

qui, 24/07/2003 - 15h21 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Avançada para Monitoramento e Proteção Ambiental(NATA), criado em junho de 2000 pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA), quer compartilhar o seu trabalho com outros órgãos do Governo.

Para divulgar o leque de possibilidades que essa moderna ferramenta de trabalho proporciona, a equipe que atua no processamento das informações visuais, fornecidas pelo satélite Ikonos, fez uma apresentação nesta quarta-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, dirigida a todas as secretarias de Estado.

A iniciativa da SMA, divulgando o aplicativo denominado ‘Janela Eletrônica’, tem a finalidade de despertar o interesse de outros órgãos do governo, ampliando o compartilhamento das informações, por meio da rede Intranet, propocionando ao usuário uma infinidade de dados precisos e detalhados, com a necessária rapidez.

‘Quanto maior for a adesão, mais informações poderão ser disponibilizadas, já que cada órgão fará investimento em sua área de interesse’, explica Frederick Couto, criador do projeto. ‘Dessa forma, poderemos diluir os gastos, uma vez que o custo para adquirir uma base de dados ou atualizar as imagens de satélite é muito alto’, conclui.

Essa tecnologia já despertou o interesse da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Polícia Militar e das Secretarias da Educação e da Habitação. A PGE já está trabalhando com o sistema e, dentro de poucos dias, as demais também estarão integradas.

A Secretaria da Educação pretende utilizar o sistema para mapear as escolas estaduais existentes e localizar, por exemplo, as áreas dentro do limite de dois quilômetros de cada unidade, onde devem residir os seus alunos como prescreve a legislação.

Outra possibilidade de uso é a identificação de escolas, cujo acesso pela comunidade de bairros próximos é dificultado pela existência de rios sem pontes. A Secretaria da Habitação encontrará aplicabilidade no mapeamento de favelas e quantificação de barracos, facilitando os cálculos para projetos habitacionais.

Base de dados

A SMA já adquiriu a base de dados que cobre os 8 mil km² da Região Metropolitana de São Paulo e os 22 mil km² do Litoral Paulista. O Estado, porém, tem uma área de 248 mil km² e a intenção do Governo é de criar um ‘clube de compras’, envolvendo todos os órgãos do Estado, para que cada um adquira a base de dados de um trecho do Estado. Assim, será possível ter o geomapeamento de todo o território estadual e georreferenciar as informações de interesse, que poderão ser acessadas, em diferentes níveis, por todos.

O satélite Ikonos, da Space Imaging, de Colorado, nos Estados Unidos, produz imagens em escala 1:2.000, onde cada ponto corresponde a uma área de 1 m² no solo, permitindo a visualização individual de automóveis e árvores.

Diversas áreas da SMA já utilizam os recursos oferecidos pelo NATA em suas rotinas de trabalho. Ao acessar o site do NATA, o técnico pode visualizar, por exemplo, todas as áreas identificadas pela CETESB como contaminadas, marcadas com um alfinete que simboliza uma caveira. O clique em cada alfinete permite o acesso a uma ficha com todos os dados da área em questão.

O sistema pode, também, apresentar todas as características hidrogeológicas da área consultada. Essas informações podem ser impressas e fornecidas aos interessados que consultam a SMA para a implantação de empreendimentos. ‘Com essas informações disponíveis não correremos mais o risco de termos casos como o de Barão de Mauá’, salienta Couto, em referência ao condomínio que foi construído sobre área contaminada.

No momento, a equipe do NATA está inserindo no sistema informações sobre as 29 mil fazendas que cultivam cana-de-açúcar no Estado. Essas propriedades terão seus processos de queima da palha controlados por meio eletrônico. Está, também, efetuando a marcação de todas as áreas de proteção aos mananciais sob fiscalização da SMA.