Medicina: Prato do cardápio mineiro pode reproduzir vírus ligado a tumores

Pesquisas foram feitas com a samambaia-das-taperas, também conhecida como samambaia verdadeira

sex, 11/10/2002 - 18h56 | Do Portal do Governo

Samambaia favorece a proliferação do papilomavírus humano (HPV)

Provavelmente os mineiros pensarão duas vezes antes de saborear um frango com samambaia, consumido intensamente pelas camadas mais pobres da população da região de Ouro Preto.

O motivo são os resultados de estudos feitos por pesquisadores paulistas e mineiros, que descobriram que a samambaia-das-taperas (Pteridium aquilinum), conhecida também como samambaia-verdadeira e pluma-grande, favorece a proliferação do papilomavírus humano (HPV), causador de problemas amenos, como verrugas, ou muito mais graves, como tumores de mama, bexiga e aparelho digestivo.

Mais freqüentemente, o HPV está associado ao câncer de colo de útero, que, por si só, representa 10% dos casos de tumores malignos em mulheres no Brasil e, mundialmente, é a segunda maior causa de câncer após o câncer de mama.

Os pesquisadores examinaram dois grupos de moradores de Ouro Preto e constataram que homens e mulheres que consumiam a samambaia regularmente (até duas vezes por dia), em comparação com as pessoas que não a comiam, apresentavam 30% mais anomalias cromossômicas, o que aumenta a predisposição para o câncer. No entanto, nem todas as pessoas infectadas pelo vírus obrigatoriamente desenvolverão as doenças: o HPV necessita de outros elementos, os chamados co-fatores, que facilitam sua ação.

Até recentemente, não havia nenhum alimento entre os principais co-fatores – tabagismo, álcool, drogas e pílula anticoncepcional e o número de parceiros sexuais. As pesquisas coordenadas por Willy Beçak, diretor-científico do Instituto Butantan, de São Paulo, demonstram que a Pteridium pode ser um poderoso co-fator que abre caminho para a ação do HPV e a formação de tumores.

‘No organismo humano, além de causar anomalias cromossômicas, a samambaia age como um imunossupressor, diminuindo a capacidade de resistência do sistema de defesa’, diz Beçak. Não há consenso sobre qual composto químico da samambaia age como imussupressor, mas já se tem como certo que o HPV não deve ser o único vírus cuja ação pode ser potencializada.

Confira a matéria completa no site da Revista Fapesp