Martus Tavares toma posse na secretaria de Economia e Planejamento

Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes

ter, 01/02/2005 - 15h54 | Do Portal do Governo


O economista Martus Antonio Rodrigues Tavares tomou posse nesta terça-feira, dia 1º, como secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Ele assumiu no lugar de Andrea Calabi, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, do prefeito José Serra, de secretários estaduais e municipais.

Entre as áreas que deverão receber especial atenção do novo secretário estão as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Sorocaba, e os projetos que de parcerias público-privadas (PPPs), como o Corredor de Exportação Campinas/São José dos Campos, interligado ao Porto de São Sebastião; a instalação do segundo píer de São Sebastião e a construção do tramo sul do Ferroanel, que vai ajudar a desafogar o Porto de Santos.

O Governo está encaminhando um projeto de lei à Assembléia Legislativa criando o Conselho da Região Metropolitana de São Paulo, que engloba ainda uma Agência e o Fundo Metropolitano. Quanto às PPPs, Alckmin pediu que os editais sejam acelarados. Segundo o governador, as audiências públicas já estão sendo preparadas.

Alckmin agradeceu o bom trabalho realizado por Calabi, durante os dois anos em que esteve à frente da Secretaria de Economia e Planejamento e enalteceu o perfil de Tavares, que elaborou a Lei de Responsabilidade Fiscal e o programa Avança Brasil quando ministro do Planejamento, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. “Vamos fazer um bom trabalho. Precisamos resgatar a importância do planejamento e de bons orçamentos. Governar é escolher e se escolhe através da peça orçamentária”, disse o governador.

O novo secretário se disse satisfeito em saber que não haverá cortes nos investimentos do Governo e reiterou que juntos, Estado e prefeitura farão uma boa gestão. Ele comentou que este ano, o Governo dispõe de R$ 31 bilhões, ou 75% da receita disponível do Estado, para investir em programas sociais como educação, saúde, assistência às famílias em situação de risco, combate à criminalidade, erradicação de cortiços nas regiões metropolitanas, entre outros.

Em seu discurso de posse, Tavares relembrou os anos em que trabalhou como ministro de Planejamento no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, uma gestão que se caracterizou, na sua opinião, pela honradez e compromisso com o País. Referindo-se ao governador Alckmin, disse que o reconhecimento da seriedade de sua administração ultrapassa o estado e o País, recebendo elogios de executivos de Washington.

Valéria Cintra

Saiba mais sobre o secretário Martus Tavares