Marrey assume procuradoria-geral do Ministério Público pela terceira vez

nd

sex, 05/04/2002 - 20h49 | Do Portal do Governo


O Ministério Público tem participação muito relevante no combate à criminalidade e pode, inclusive, trabalhar articulado com o Poder Executivo no enfrentamento de organizações criminosas.

A afirmação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin na noite desta sexta-feira, dia 5, após participar da cerimônia de posse do novo procurador geral de Justiça pelo Ministério Público Estadual, Luiz Antonio Marrey, em São Paulo.

‘Conversei com o Marrey antes da cerimônia sobre a possibilidade de firmarmos um convênio para leiloar rapidamente os bens de traficantes, revertendo os recursos para a segurança pública enfrentar a criminalidade’, disse Alckmin à imprensa. O governador informou que já existe lei para retirar imediatamente bens de traficantes e que o leilão só depende de convênio do gênero.

Em seu discurso de posse, o novo procurador geral de Justiça do MP, disse que o órgão vai priorizar nesse biênio a questão da criminalidade, procurando dar todos os recursos necessários aos grupos de combate ao crime organizado do Ministério Público.

‘A Promotoria deverá exercitar trabalho articulado com a polícia, reproduzindo formas de colaboração que já se mostraram eficazes em diversos episódios’, disse.

Marrey afirmou que a nova criminalidade adquiriu características de guerrilha urbana e que aos criminosos mais perigosos deve-se impor disciplina carcerária rígida. ‘Não é razoável que se pense neste momento em abrandamento da Lei Penal ou decretos de indultos’. Ele destacou que nenhum país civilizado venceu a criminalidade com relaxamento da repressão, ‘mas sim, com endurecimento criterioso dos fatos de maior gravidade’.

Para o governador Geraldo Alckmin o aumento da criminalidade é o grande desafio do mundo moderno, especialmente em megalópoles como São Paulo ‘uma das maiores cidades do mundo e com grandes diferenças sociais.’

O novo procurador-geral, que assumiu o cargo pela terceira vez no Estado, também disse que o MP vai continuar priorizando a apuração de atos de corrupção, como de desvio de dinheiro público. ‘Passamos a incomodar também pessoas que têm algum poder e se achavam imunes à Justiça’, observou. Outra prioridade, destacou Marrey, será com importantes questões ambientais, como da qualidade da água. Para isso, o novo procurador-geral planeja dar seqüência às Promotorias Regionais Ambientais.

O evento foi realizado na Faculdade de Direito da USP, no centro de São Paulo, e contou com a presença de várias autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre eles, o ministro da STF, Sidney Sanches, o procurador geral da República, Geraldo Brindeiro, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Walter Feldman, e a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

Gislene Lima