Maria Lúcia Alckmin visita lar de idosas na Zona Leste

Trovadores Urbanos prestam homenagem a 55 idosas do Lar Batuíra

qui, 04/09/2003 - 15h15 | Do Portal do Governo


Com as mãos trêmulas, a ‘vovó’ Paula Rodrigues, 69 anos, acompanhou emocionada a serenata que o grupo vocal Trovadores Urbanos prestou às 55 idosas do Lar Batuíra, no bairro do Belém, Zona Leste da Capital.

A homenagem fez parte da Semana da Solidariedade ao Idoso, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e contou com a presença de sua presidente Maria Lúcia Alckmin, que distribuiu às senhoras toalhas bordadas feitas pelos menores da Febem (Fundação Para o Bem Estar do Menor) de Marília.

O Fussesp entregou diversos produtos ao Lar Batuíra, como materiais de limpeza e de higiene pessoal, mantimentos, fraldas geriátricas, secadores de cabelo, televisão, computador, videocassete, chuveiros e cadeiras do papai.

Durante a apresentação dos Trovadores Urbanos, as idosas dançaram e depois participaram de uma caminhada pelas dependências do asilo com a primeira-dama e outras voluntárias. Maria Lúcia ainda foi à enfermaria e visitou as demais idosas que estão acamadas e que não puderam participar da programação.

Animada com a repercussão que a Semana da Solidariedade ao Idoso vem obtendo, iniciada no último domingo, dia 31, Maria Lúcia disse que a participação da sociedade está indo além do que ela esperava. ‘Nosso objetivo é que a população reflita sobre a situação do idoso a quem devemos amor e respeito’.

Ela comentou que vem recebendo muitas telefonemas e telegramas das presidentes dos fundos sociais municipais do Interior que também estão participando com visitas aos asilos de suas cidades. ‘Há escolas que estão fazendo gincana da solidariedade. Estamos chamando a comunidade para participar. Os idosos nos dão muita alegria pelo pouco que ficamos aqui, e o maior beneficiado somos nós mesmos. A gente sai com a alma lavada’, declarou.

O Lar Batuíra, fundado em 1964, é mantido pela Federação Espírita do Estado de São Paulo, e tem 17 funcionários que cuidam das 55 idosas. O Lar está instalado na Casa Transitória Fabiano de Cristo que ainda abriga uma creche, berçário, atende gestante, prepara enxoval de recém-nascido e oferece curso profissionalizante para as famílias carentes, como computação, gráfica, marcenaria, torneio mecânico e panificação.

O coordenador do Lar Batuíra, Adão Ferreira, disse que foi muito gratificante a visita de Maria Lúcia ao local. ‘Não estamos acostumados com isso’. Ele também agradeceu a visita dos menores da Febem, que cumprem pena em regime de semi-liberdade e foram ensinar as idosas a fazerem porcelanas de imã de geladeira. Até o final do ano eles vão ajudá-las a fazer outros trabalhos artesanais.

No período da tarde a presidente do Fussesp visitou a Associação Espírita Beneficente Bezerra de Menezes, no bairro da Penha, que atende 134 idosos entre homens e mulheres. Houve apresentação teatral da peça Vovó Pirou com internos da Febem Tatuapé.

O Fundo Social de Solidariedade conta com programas voltados aos idosos, como o Espaço Convivência, que funciona da sede do Fussesp, na Água Branca, com oficinas culturais, profissionalizantes, culturais, como canto, violão e ginástica. Endereço: Rua Ministro de Godói, 180- Parque da Água Branca.

Valéria Cintra