Maria Lúcia Alckmin avalia trabalho social em reunião com 18 primeiras damas

Desta vez, o encontro foi realizado na cidade de Castilho, região de Araçatuba

qui, 15/05/2003 - 16h33 | Do Portal do Governo

O Programa de Padarias Artesanais foi um dos temas da reunião entre a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, e as presidentes de fundos municipais de 18 cidades da região de Araçatuba. Durante o encontro, realizado na cidade de Castilho, naquela região, Maria Lúcia falou sobre os bons resultados que vêm sendo obtidos em todo Estado, graças ao empenho das primeiras damas e voluntários envolvidos nos trabalhos.

Entre os programas desenvolvidos pelos Fundos, Maria Lúcia citou o sucesso das padarias artesanais, já implantadas em 20 municípios paulistas. ‘Essa é a quinta avaliação do Programa de Padarias Artesanais que fazemos e pelo sucesso apresentado percebemos que todas pessoas envolvidas se entregam ao trabalho social com muito empenho’, disse.

Ela reafirmou a importância de promover o ser humano sem exercer ações meramente assistencialistas e citou a experiência de um desempregado que conseguiu nova profissão após receber aulas numa padaria artesanal e já se preparava para comprar um forno. ‘Vejam que ele escreveu não para pedir um forno de presente, mas para dizer que estava se preparando para comprar o seu’, destacou a primeira dama do Estado, reafirmando que o Programa de Padarias Artesanais é mais uma iniciativa contra o desemprego.

A Campanha do Agasalho, lançada no dia 28, foi outro assunto abordado pela presidente do Fussesp. ‘Precisamos doar e com muito amor, peças que estejam em bom estado de conservação. Tão importante quanto o calor da roupa é o calor do gesto’, disse Maria Lúcia.

Esse foi o quinto encontro realizado neste ano. Os quatro primeiros foram em Oswaldo Cruz, com a participação de 22 cidades da regional de Adamantina; em Santa Cruz do Rio Pardo, com a participação de 25 cidades da regional de Ourinhos; em Registro, com a participação de 24 cidades da região de Santos; e em Votuporanga, com a participação de 27 municípios da região de Jales.

Desta vez participaram da reunião as presidentes dos municípios de Andradina, Auriflama, Bento de Abreu, Castilho, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraçai, Ilha Solteira, Itapura, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Luzitania, Pereira Barreto, Rubiácea, Santo Antonio de Aracanguá, São João de Iracema, Sud Menucci, Suzanópolis e Valparaíso.