Maria Lúcia Alckmin abre oficialmente a VII edição dos Jogos Regionais dos Idosos

O evento foi realizado em Sorocaba

sex, 23/05/2003 - 21h28 | Do Portal do Governo

A primeira-dama do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, abriu oficialmente, nesta sexta-feira, dia 23, às 19h, a VII Edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), em Sorocaba.

Contando com a participação de 1.400 atletas, com idade mínima de 60 anos, o evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), tem como objetivo reintegrar socialmente as pessoas da terceira idade, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa.

Durante a cerimônia de abertura, 45 delegações, representando municípios das regiões de Itapetininga, Bauru e Marília, desfilaram e, em seguida, entoaram o Hino Nacional. A pira olímpica foi acesa pela atleta sorocabana Isabel Negrete Garcia, de 66 anos, e o juramento feito pelo atleta, também de Sorocaba, Humberto José Lima de Oliveira, de 80 anos.

A primeira-dama do Estado, torcedora entusiasta desses atletas, lembrou que os Jogos Regionais dos Idosos foram criados pela ex-primeira-dama do do Estado, Lila Covas.

‘O Jori começou, em 1997, com a dona Lila Covas, continua agora comigo, mas, desde aquela época, eu sempre acompanhei e quero continuar presente neste importante momento da melhor idade’, ressaltou.

O secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, por sua vez, destacou a importância dos jogos para a saúde e o bem-estar do idoso. ‘Esses jogos têm uma importância muito grande, não só para o esporte, mas para um projeto de saúde e de qualidade de vida, dessa chamada melhor idade, que tem no esporte um fator de integração, e isso é um exemplo a ser seguido por todos nós’.

Acompanhe o calendário dos próximos municípios que irão sediar os Jogos Regionais do ldoso são:

  • Junho: ltuverava, localizado na região de Franca, e Itatiba, na região de Jundiaí
  • Agosto: nos municípios de Santa Fé do Sul, região de Jales, e Andradina
  • Setembro: Caraguatatuba, litoral norte.

    A etapa final do campeonato será em outubro, em município a ser definido.

    Os Jogos Regionais do Idoso têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do banco Nossa Caixa. Estarão presentes na cerimônia, a presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael. o presidente do banco Nossa Caixa, Valdery Albuquerque; o prefeito de Sorocaba, Renato Amary. O presidente do Fundo Social do município, Carlos Alberto Maria, além de outras autoridades presentes.

    Jorge Alberto Romão